História, perguntado por guimaraes1235, 8 meses atrás

podemos dizer que no feudalismo o poder do rei era a absoluto?

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinenogueira
9

Resposta:

O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação

Explicação:

espero ter ajudado  coloquem como mlr resposta obg

Respondido por pesquisadoraprendiz
8

Resposta:

Não. No feudalismo o rei tinha o papel de soberano sobre todos, embora não tivesse poder absoluto. Ou seja, o rei mantinha poder simbólico sobre os senhores feudais, que tinham suas terras distribuídas por entre seus vassalos. Nessa época a fragmentação impedia o absolutismo que, em pouco tempo, seria o modelo preferencial da Europa.

Explicação:

O absolutismo surgiu na Europa no século XVI após a crise do feudalismo. O princípio aconteceu na França no momento em que o rei Luís XIV, conhecido como “Rei Sol”, assumiu o poder depois da morte do seu primeiro-ministro, em 1661.

Assumindo com toda a pompa de que não aceitaria posicionamentos contrários, Luís XIV influenciou outros monarcas a adotarem o sistema, que se manteve até o século XVIII.

Foram quase 200 anos sob o poder dos reis em vários países. Os monarcas conseguiram o apoio da nobreza e da burguesia ao aplicarem medidas fiscais e monetárias que protegiam as propriedades das revoltas camponesas.

Ao longo desse período, houve altos e baixos. Um aspecto de destaque foi no reinado de Elizabeth I na monarquia britânica no século XVI, período do início da expansão marítima.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes