Filosofia, perguntado por manueladefaria32, 9 meses atrás

Podemos dizer que Newton mostrou que copérnico estava certo?

me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por karimapardooyred4
1

Resposta:

Isaac Newton disse sua frase mais famosa "Se enxerguei mais longe fui porque me ergui sobre os ombros de gigantes" ele certamente estava citando, entre estes gigantes, Kepler [2]. Para Newton sua obra, culminando com a lei da gravitação universal, só fora possível graças à revolução iniciada por Copérnico.

Então, sim, ele mostrou que ele estava certo.

Explicação:

A chamada revolução científica, ocorrida principalmente entre os séculos XVI e XVII, é a passagem da visão de mundo aristotélico para a ciência moderna na qual as questões científicas e as suas soluções devem ser apresentadas em linguagem matemática [1]. Esta revolução teve como ápice a obra de Isaac Newton (1643-1727) e suas leis do movimento e da gravitação universal[2]. No entanto, podemos dizer que tal revolução iniciou com Nicolau Copérnico (1473-1543) e encontrou em Johannes Kepler (1571-1630) seu verdadeiro revolucionário [3].

A obra de Platão teve grande influência sobre Kepler. Ele tentou associar os sólidos platônicos (que são cinco) com o intervalo entre os planetas até então conhecidos (que eram seis). Para Kepler, não poderia ser coincidência haver cinco sólidos platônicos e o mesmo número de intervalo entre os planetas. Para ele esta coincidência dos números era uma explicação razoável para a existência de apenas seis planetas e não vinte e um [11]. Na obra que Kepler publicou em 1597, chamada de Mysterium Cosmographicumpercebe a grande influência platônica nas propostas de Kepler.

Apesar de ter a "dica" do formato das órbitas, Kepler só desistiu definitivamente das órbitas ovais após dezoito meses depois da carta a seu amigo. Após mais seis anos ele finalmente percebeu que a órbita de Marte era uma elipse sendo que o Sol está em um dos focos. Estava proposta a que viria a ser conhecida como 1ªlei de Kepler.

Na conclusão da natureza das órbitas elípticas, será que a anotação de Schreiber teve algum papel importante? Pode ser demasiado pensar que no meio das dúvidas sobre a forma das órbitas aquela única palavra desencadeou uma série de conclusões, levando-o à primeira lei. Entretanto esta hipótese pode corresponder à realidade e talvez Kepler nem tenha se dado conta disto.

Porém, não se deve em nenhum momento duvidar da genialidade de Kepler e do seu talento matemático e astronômico. Muito menos há a pretensão de se acusar Kepler de plágio ou algo semelhante. Entretanto é uma ideia provável que a pista dada pela anotação de Schreiber tenha auxiliado Kepler.

Em 1619, Kepler publica A Harmonia do Mundo. Nesta obra pode-se perceber a influência platônica e pitagórica muito grande em Kepler. Ele tenta, por exemplo, achar relações harmônicas entre as distâncias dos planetas [11]. Kepler faleceu em 15 de novembro de 1630.

Quando Isaac Newton disse sua frase mais famosa "Se enxerguei mais longe fui porque me ergui sobre os ombros de gigantes" ele certamente estava citando, entre estes gigantes, Kepler [2]. Para Newton sua obra, culminando com a lei da gravitação universal, só fora possível graças à revolução iniciada por Copérnico.

Neste artigo, se pretendeu dar uma parcela de contribuição ao entendimento de alguns fatores que inuenciaram o desenvolvimento da revolução copernicana e que culminaram na mecânica newtoniana. Tentouse contribuir para o esclarecimento de algumas ideias equivocadas que são transmitidas como fatos, seja para os alunos de ensino médio, quanto para os de ensino superior.

Com isto, espera-se que a ciência seja entendida como uma construção coletiva, produzida por seres humanos que sofrem influências históricas, sociais e filosóficas do contexto em que viveram.

Perguntas interessantes