Podemos dizer que Maquiavel provocou um ruptura entre a ética e a política?
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Na verdade, só é possível apreender a política moderna com base nas rupturas estabelecidas com o pensamento político da antiguidade clássica. Trata-se de uma superação que ao mesmo tempo incorpora vários aspectos. Alguns deles são evidentes: na formação da própria polis, a separação entre o público e o privado, entre o civil e o militar, o religioso e o laico.
É possível afirmar, sem receio de exagero, que existem na História dois grandes momentos do pensamento político: um situado antes e outro depois de Maquiavel (1469 – 1527). Frequentemente mal compreendido até os dias atuais, o autor florentino foi responsável por uma ruptura teórica radical em relação aos pressupostos da antiguidade clássica. Buscando recuperá-la e desenvolvê-la, Nicoló Di Bernardo Dei Maquiavelli superou-a, inaugurando a teoria política moderna.
É possível afirmar, sem receio de exagero, que existem na História dois grandes momentos do pensamento político: um situado antes e outro depois de Maquiavel (1469 – 1527). Frequentemente mal compreendido até os dias atuais, o autor florentino foi responsável por uma ruptura teórica radical em relação aos pressupostos da antiguidade clássica. Buscando recuperá-la e desenvolvê-la, Nicoló Di Bernardo Dei Maquiavelli superou-a, inaugurando a teoria política moderna.
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