Podemos dizer que a lírica constitui uma primeira e primária categoria estética. Para explicar o sentido dessa observação, temos de recorrer a outros argumentos. Inicialmente, devemos lembrar que a introjeção do poeta só lhe permite conhecer e esquadrinhar as primeiras camadas interiores: é que a auto-análise, sobre se discutível ou mesmo impossível, apenas alcança contactar com o eu mais superficial, o eu sentimental e emocional. Na verdade, apesar da opinião contrária de Hegel, que advoga que o que se exprime, na verdadeira obra lírica, é a totalidade da vida interior do indivíduo, o "eu profundo" estaria vedado à imersão lírica. E estaria vedado precisamente porque esta se preocupa de modo exclusivo, ou quase, com o conteúdo da
Soluções para a tarefa
Olá!!
Segue o restante da questão:
E estaria vedado precisamente porque esta se preocupa de modo exclusivo, ou quase, com o conteúdo da emoção e do sentimento, vale dizer, as manifestações interiores da periferia, contíguas daquelas que formam o "eu" social ou empírico de cada um. Por pouso se diria que a poesia lírica opera com as vivências facilmente consciencializáveis, não fosse o fato de a impossibilidade de chegar à consciência nem sempre depender das vivências em si, mas do poeta que as possui. Para alguns poetas, elas prontamente atingem a superfície e determinam o poema: para outros, o trabalho de extração leva mais tempo. Obviamente, há vivências mais complexas que outras nesse plano por assim dizer logo abaixo da consciência. Seja como for, o poeta lírico trabalha com sentimentos e emoções quase à flor da pele, em razão de seu peculiar narcisismo (MOISÉS, 1973, p.66 e 67).
Considere tudo o que foi dito sobre a lírica e atente-se parar as afirmações:
I. O poeta lírico é, segundo as afirmações do autor, narcisista por excelência, uma vez que fala sempre de si mesmo.
II. De acordo com o autor, a lírica constitui a primeira categoria estética, justamente por trabalhar com a camada mais básica das vivências humanas.
III. O lírico não chega às camadas mais profundas da consciência humana porque está intimamente relacionado com a relação social do eu-lírico que se expressa.
IV. A poesia lírica constitui uma categoria secundária da interiorização do poeta, pois ele precisa refletir sobre si mesmo e secundariamente exteriorizar sua escrita.
V. O gênero lírico é considerado o gênero do eu por excelência, isso por trabalhar com sentimentos e emoções (a subjetividade).
Considere o que diz o texto, as afirmações enumeradas acima e escolha abaixo a alternativa que contém os itens considerados corretos:
Selecione uma alternativa:
a)I, II e III.
b)I, II e V.
c)II, III e IV.
d)I, III e IV.
e)II, III e V.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A resposta correta é a de letra b) I, II e V.
Bom, a terceira afirmativa está incorreta pois o eu-lírico da texto não alcança a profundeza de sua consciência por está preocupado com as relações sociais. Ele está preocupado com os sentimentos da sua alma e não com a influência exterior.
Já a quarta afirmativa está incorreta pois o mesmo não está preocupado com as coisas que acontecem no exterior e sim o que ocorre dentro de si em relação aos seus sentimentos. É isso que eles está com medo que reflita na sua escrita.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!