Português, perguntado por lenivita, 10 meses atrás

. Podemos dizer que a introdução do texto de Roberto Pompeu de Toledo é composta por 2 parágrafos. O 1º parágrafo é um exemplo de como seria a escrita em português, segundo a proposta de Ernani Pimentel para a simplificação da língua escrita, comentada no 2º parágrafo.
II. O 4º parágrafo é estruturado por uma divisão.
III. A conclusão do texto é do tipo conclusão-surpresa, porque reforça a tese do autor de forma criativa, já que, a partir da forma de escrever, Toledo argumenta mais uma vez, mostrando “como” uma das alternativas seria uma chacina do texto escrito.
IV. Para Roberto Pompeu de Toledo, tanto a proposta de Ernani Pimentel quanto a de Bertoldo Klinger são excêntricas.

Soluções para a tarefa

Respondido por deusenisouza14
50

Resposta:

I E II CORRETAS

Explicação:

Respondido por heloisagoncalves745
29

Sobre o texto "A xacina do testo", de Roberto Pompeu de Toledo, apenas as assertivas I e II estão corretas.

Observe os dois parágrafos do texto em estudo que correspondem as alternativas corretas:

A xacina do testo  

Apezar da xuva, muita jente esteve prezente ao ezersisio de jinastica qe teve lugar no colejio. Omens, mulheres e criansas no fim cantaram o Ino Nasional. Ouve pesoas qe ate xoraram de emosão cuando a festa terminou. Oje qem qiser pode asistir a nova aprezentasão.

A impressão é de escombros do que foi outrora a língua portuguesa em sua forma escrita. Como se tivesse sido atingida por uma bomba e alguns destroços irreconhecíveis houvessem sido resgatados da hecatombe. A comparação não é absurda. Tem o efeito de uma bomba a radical reforma ortográfica defendida pelo Simplifi­­cando a Ortografia, criado pelo professor de português Ernani Pimentel. Sua proposta é acabar com letras que não se pronunciam, como o “H” no início de certas palavras e o “U” que se segue ao “Q” em “quintal” e “querido”, assim como a duplicidade de representação do mesmo som em “S” e “Z”, “SS” e “Ç”; ou “G” e “J”.

A gramática em tese, serviria para facilitar a comunicação, e não para dificultá-la.

O idioma segue as representações de sentido criadas pelas pessoas, por isso seu caráter é mutante, adaptando-se as necessidades e se ressignificando ao longo do tempo, de modo a abarcar as modificações impostas pelos falantes. Por isso abandonamos algumas palavras e expressões, e adquirimos novas.

Se podemos compreender um texto mesmo com erros de ortografia, ele faz sentido e está cumprindo suas funções linguísticas. Os pesquisadores mais atuais defendem o uso da língua, acima de suas maiores conveniências formais.

Fique por dentro do assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/7975117

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes