Podemos dizer que a comunicação oral não difere totalmente da comunicação escrita. Segundo Koch (1998, p. 61), oralidade e escrita são “[...] duas modalidades distintas de uso da língua”. Em outras palavras, são duas faces de uma mesma moeda, pois, embora apresentem características diferentes, utilizam-se do mesmo sistema linguístico. Porém, existe uma divergência marcante entre a oralidade e a escrita.Fonte: KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998. Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresenta a diferença marcante entre a oralidade e a escrita:
1)Tipo de receptor.
2)Contexto situacional.
3)Uso da norma culta.
4Tamanho do texto.
5)Tipo de emissor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
2) Contexto situacional
Explicação:
Confia no pai, tirei 10 na minha prova de comunicação.
A alternativa que apresenta a diferença marcante entre oralidade e escrita é contexto situacional.
Apesar de, no senso comum, acreditarmos que a diferença de um texto escrito para um texto falado esteja na forma como ele é produzido, atualmente sabemos que não faz sentido diferencia-los desta maneira, pois estaríamos colocando o texto escrito como algo que sempre segue a norma culta e o texto falado como algo fixamente coloquial, o que não é verdade.
Sendo assim, descartam-se todas as alternativas apresentadas referentes à forma de produção de um texto, que são: tamanho do texto e uso da norma culta. Já quanto ao tipo de receptor e tipo de emissor, descarta-se pois não há um padrão ou tipo específico de receptor ou emissor para oralidade ou escrita.
Por fim, conclui-se que a opção correta é contexto situacional, uma vez que é o contexto que definirá qual modalidade textual (escrita ou falada) será utilizada. Para exemplificar, imagine que você precisa avisar algo à sua mãe. Suas opções são ligar para ela (oralidade) ou deixar um bilhete (escrita).
Aprenda mais sobre oralidade e escrita:
https://brainly.com.br/tarefa/14662622