História, perguntado por luanaoliveirapg, 1 ano atrás

Podemos dizer que a centralização na França teve início no século X, quando Hugo Capeto, dominou a região francesa entre o Rio Loire e o Sena. A consolidação da Monarquia Francesa:

Escolha uma:
a. Resultou do desenvolvimento de uma burguesia mercantil que apoiou o processo centralização monárquico.
b. Foi fruto da desintegração da nobreza feudal, esgotada pela Guerra dos Cem Anos e pelas crises de sucessão dinástica.
c. Deveu-se à política de Luís XI.
d. Tornou-se possível graças à formação definitiva da configuração territorial da França, o que ocorreu no século XVI.
e. Ocorreu como resultado das vitórias obtidas contra os ingleses.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
2

Sobre a consolidação da Monarquia Francesa:

a. Resultou do desenvolvimento de uma burguesia mercantil que apoiou o processo centralização monárquico.

A desagregação do poderio feudal nobre e o desenvolvimento do comércio e da urbanização alteraram as estruturas econômicas do feudalismo e romperam com as antigas relações econômicas.

Grandes comerciantes, a partir do século XIV, passaram contratar a mão de obra camponesa que emigrava dos feudos e ainda, concediam empréstimos aos nobres em dificuldade financeira, rompendo com o controle do poder dos senhores feudais.

A burguesia emergente, tinha interesse em demolir as barreiras regionais presentes nos feudos, como impostos pagos para trafegar nesses locais, para expandir o comércio de mercadorias, como também, acabar com a diversidade de sistemas de pesos, medidas e moedas que emperrava o lucro mercantil.

A centralização do poder, garantiria assim, uma unidade em muitos aspectos sociais e econômicos, sendo fundamental para os interesses dos mercadores.

Bons estudos!

Perguntas interessantes