Podemos considerar que o primeiro golpe contra a escravidão foi a proibição do tráfico negreiro com a Lei Eusébio de Queiroz, de 1850. Quais foram as conseqüências da adoção dessa lei?
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A lei gerou efeitos imediatos na estrutura do tráfico africano e a entrada de novos escravos baixou a zero em apenas três anos.
No entanto, com o fim do tráfico africano, o tráfico interno cresceu e concentrou-se no RJ e em SP, pois eram as áreas mais produtivas em termos de lavouras de café.
Não demorou muito para que a Inglaterra pressionasse o Brasil a deter o tráfico interno. A medida definitivamente tomada então foi a utilização da mão de obra assalariada.
No mesmo período, o aumento demográfico na Europa, que então vivia a segunda fase da Revolução Industrial, e conflitos em torno dos processos das unificações da Itália e da Alemanha, levaram a um aumento da emigração, passando o Brasil a disputar uma parcela desse fluxo como alternativa para a substituição da mão de obra nas lavouras.
Em vista disso, países como a Alemanha, determinaram a proibição da emigração para o Brasil. Para contornar essa dificuldade, o Brasil adotou um sistema de imigração subvencionada, passando a financiar a vinda e as despesas iniciais dos imigrantes.
Perguntas interessantes