História, perguntado por nayarinhavloga09, 1 ano atrás

PODEMOS CONSIDERAR COMO ESTOPIM DA REVOLUÇÃO DE 1930

A- A DEPOSIÇÃO DO PRESIDENTE WASHINGTON LUÍS

B- O AVANÇO DE TROPAS DO RIO GRANDE DO SUL PARA O RIO DE JANEIRO

C- A FORMAÇÃO DE UMA JUNTA MILITAR QUE ENTREGOU O GOVERNO A GETÚLIO VARGAS

D- A INDICAÇÃO DO PAULISTA JÚLIO PRESTES PARA CANDIDATO A SUCESSÃO DE WASHINGTON LUÍS

2) EM 1930 UM AGRUPAMENTO POLÍTICO CONFRONTOU O PODER DA ANTIGA OLIGARQUIA CAFEIRA. QUE AGRUPAMENTO FOI ESSE E QUAIS SEGMENTOS SOCIAIS O APOIAVAM?

Soluções para a tarefa

Respondido por soeliaoliveirarocha
111

1)letra ( D )

Em 1930 a aliança liberal perdeu e por isso o presidente eleito foi o Júlio Prestes ,mas ele acabou sendo assassinado por motivos pessoais mas o a aliança liberal disse que foi os aniversários políticos que estavam envolvidos na morte dele e então houve uma revolução que derrubou de vez a República Oligarquia e colocou o Getúlio Vargas no poder.

Respondido por eduardospagnolo
0

O estopim da Revolução de 1930 foi a quebra da política café com leite pelo então presidente Washington Luís, o qual escolheu um outro paulista para suceder a presidência do Brasil, portanto, a alternativa correta é a letra D).

2) Em 1930, houve a criação de um agrupamento político que fez oposição à antiga oligarquia cafeeira, conhecido como Aliança Liberal, tendo apoio tanto da elite quanto das camadas populares.

Estopim da Revolução de 1930

Podemos afirmar que uma das ações que causou o início da Revolução de 1930 foi a escolha de outro paulista para suceder o presidente Washington Luís.

Através dessa decisão, o presidente quebra a política do café com leite que consistia na alternância de poder entre paulistas e mineiros. Levando a união das províncias de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba para formar uma oposição à candidatura de Júlio Prestes.

Aliança Liberal

O agrupamento político das províncias de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba gerou a criação da Aliança Liberal, que tinham como objetivo formar uma forte oposição contra o sucessor de Washington Luís, o paulista Júlio Prestes.

Esse movimento era apoiado por diversos segmentos sociais desde a elite dessas províncias, até as camadas populares e pelas classes artísticas que desejavam por um fim na chamada "República das Velhas Letras".

Saiba mais sobre "Revolução de 1930" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4188498

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes