ENEM, perguntado por lailafafi, 7 meses atrás

Podemos classificar os músculos de nosso corpo em três grupos principais: Com base nas características da gravura abaixo, a classificação correta dos músculos esta em:

A) 1 estriado esquelético, 2 liso e 3 estriado cardíaco.
B) 1 liso, 2 estriado cardíaco e 3 estriado esquelético.
C) 1 estriado cardíaco, 2 estriado esquelético e 3 liso.

Soluções para a tarefa

Respondido por bkateyko
8

Resposta:

letra c) 1 estriado cardíaco, 2 estriado esquelético e 3 liso.

Respondido por isahborges2000
18

Resposta:

Penso que é a letra (A) 1 Estriado esquelético, 2 liso e 3 Estriado cardíaco.

Explicação:

O tecido muscular é classificado em três tipos: tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular não estriado e tecido muscular estriado cardíaco.

Tecido muscular estriado cardíaco:

Apresenta estriações e é encontrado na parede do coração. A contração desse tecido é vigorosa, rítmica e involuntária, portanto, não somos capazes de controlá-la. Possui fibras alongadas, com um ou dois núcleos, os quais estão localizados mais próximos à região central. Sua fibras musculares apresentam ramificações unidas por discos intercalares.

Esses discos garantem que sinais passem de uma célula para outra, permitem que a contração cardíaca seja sincronizada e evitam que uma célula separe-se da outra no momento do batimento cardíaco. Vale destacar, ainda, que as células desse tecido apresentam elevado número de mitocôndrias, uma vez que o gasto de energia para a contração é elevado.

Tecido muscular estriado esquelético:

É rico em estriações e está conectado aos nossos ossos, sendo os casos do bíceps e do tríceps. Apresenta fibras musculares longas, que podem atingir até 30 cm, cilíndricas e com vários núcleos na periferia das células. A contração desse tipo de tecido muscular é rápida e vigorosa e ocorre, geralmente, de maneira voluntária.

Nas fibras musculares, observa-se as miofibrilas, que são feixes de filamentos. Elas são formadas por quatro tipos de proteínas: a miosina, a actina, a tropomiosina e a troponina. Entre essas proteínas, a actina e a miosina são encontradas em maior quantidade.

As fibras musculares esqueléticas possuem um padrão de estriações transversais, conseguidas graças à alternância de faixas claras e escuras. Aquelas são formadas por filamentos finos (actina), enquanto estas são formadas tanto por filamentos finos quanto por filamentos grossos (miosina). A faixa escura é conhecida como banda A, e a clara, como banda I. No centro da banda I, observa-se uma linha escura transversal chamada de linha Z. Na banda A, no centro, observa-se uma região mais clara, chamada de banda H.A contração do tecido muscular esquelético ocorre devido ao encurtamento dos sarcômeros, as unidades contráteis básicas desse tipo de tecido. Cada sarcômero (unidades repetidas das miofibrilas) é formado por duas metades de banda I e uma banda A ao centro, sendo ele, portanto, uma porção que fica entre duas linhas Z. Para saber mais sobre esse tecido tão importante para nossos ossos.

Tecido muscular não estriado ou liso:

Não possui estriações, diferentemente dos demais. Suas células são longas, com um núcleo central, e apresentam formato fusiforme, ou seja, suas extremidades são mais estreitas que o seu centro. A contração desse tecido é involuntária e lenta. Ele pode ser encontrado na parede de vários órgãos, tais como bexiga, esôfago e artérias. Caso tenha maior interesse nesse tópico.

Espero ter ajudado, bons estudos.


dekusaitamaoni: obrigada
Perguntas interessantes