Podemos classificar o Direito em dois grupos: Direito Público e Direito Privado; uma divisão bem antiga que originou do Direito Romano na qual as normas se classificam conforme a essência de determinado interesse. Assim foram nascendo ramos do Direito, cada um atuando com função específica, mas ligados entre si quando há relação em sua matéria. A seguir, analise os principais ramos do Direito e relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna de acordo com sua função: (1) Direito Público: (2) Direito Privado: (3) Direito Difuso: ( ) Tem como ramo o Direito do Trabalho. ( ) Tem como ramo o Direito Administrativo. ( ) Tem como ramo o Direito Empresarial. ( ) Tem como ramo o Direito Previdenciário. ( ) Tem como ramo o Direito Civil. Escolha uma:
Soluções para a tarefa
A sequência correta é 2-1-2-3-2.
(2 – Direito Privado) Tem como ramo o Direito do Trabalho.
(1 – Direito Público) Tem como ramo o Direito Administrativo.
(2 – Direito Privado) Tem como ramo o Direito Empresarial.
(3 – Direito Difuso) Tem como ramo o Direito Previdenciário.
(2 – Direito Privado) Tem como ramo o Direito Civil.
A dicotomia entre Direito Público e Direito Privado remonta ao Direito Romano, sendo adotada ainda atualmente pela doutrina jurídica brasileira e de outros países. Essa divisão tem por objetivo entender quem são os destinatários de cada ramo do Direito.
O Direito Previdenciário é considerado difuso porque decorre das garantias da sociedade como um todo, fazendo parte dos direitos sociais.
Resposta:
A resposta correta é 3, 1, 2, 3, 2.
Explicação:
(1) Direito Público: Tem como ramo o Direito Administrativo. (2) Direito Privado: Tem como ramo o Direito Empresarial e Direito Civil.
(3) Direito Difuso: Tem como ramo o Direito do Trabalho e Direito Previdenciário.
Apostila Introdução ao Direito: Fundamentos, Legislação Social,Trabalhista,Comercial e Tributária – Capítulo: 1 -Introdução ao Estudo do Direito.- Sub Título:1.6 - Ramos do Direito. Página: 52