Podemos caracterizar planejamento social como o processo permanente e metódico da abordagem “de questões que se colocam no mundo social” (Baptista, 2003, p. 12), o que supõe uma sequência de atos decisórios, ordenados e baseados em conhecimentos teóricos, científicos e técnicos. O planejamento tem uma dimensão política, por ser “um processo contínuo de tomadas de decisões, inscritas nas relações de poder” (Baptista, 2003, p. 13-17). Referência: KAUCHAKJE, Samira. Gestão Pública de Serviços Sociais. Curitiba: InterSaberes, 2012. De acordo com os temas abordados no livro base da disciplina, responda: por que o planejamento social tem uma dimensão política? Assinale a alternativa correta:
A O planejamento social tem uma dimensão política pelo fato de obter competência técnica e implantação de métodos de desenvolvimento humano.
B O planejamento social tem uma dimensão política pelo fato de apenas analisar concepções políticas e ideológicas no contexto social.
C O planejamento social tem uma dimensão política pelo fato de construir autonomia, analisando projetos e gerenciando empregos.
D O planejamento social tem uma dimensão política pelo fato de envolver poder e tomada de decisões e incentivo às redes produtivas.
E O planejamento social tem uma dimensão técnica, embasada no conhecimento sobre legislação, políticas públicas e realidade social.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa E está correta.
O Planejamento Social é desenvolvido a partir de diferentes focos, como por exemplo:
- Ferramenta de trabalho que propicia uma prática metodologicamente conduzida e eticamente comprometida com a cidadania;
- Como processo lógico, político e administrativo que, por meio de seu movimento, adensa formas de participação.
Deste modo, podemos observar a incoerência nas demais alternativas, pois o planejamento não só já utiliza a questão social como matéria prima, como proporciona ferramentas para sua elaboração e melhor aproveitamento.
Perguntas interessantes