Física, perguntado por Artemys23, 1 ano atrás

podemos calcular as quantidades de movimento de diversos corpos e pensar em como seria uma colisão entre alguns deles ( mosca, balade, fuzil, passarinho, moto). Qual seria o mais prejudicado?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Quantidade de movimente é um termo muito ruim para se referir a momento linear, então vou só chamar de momento linear aqui.

Momento linear (P) é uma qgrandeza que descreve algo com massa e velocidade da seguinte forma:

P = m.v

Ou seja, esta grandeza depende diretamente da sua massa e velocidade.

Sempre que se acontece algo em um sistema isolado, o momento do seu sistema deve ser conservado, ou seja, momento inicial é igual ao final:

Pi = Pf

Este é o caso de colisões também, após colisões as somas dos momentos finais dos dois objetos colididos deve ser igual a soma deles antes também.

E por exemplo, um objeto com passa pequena tende a alterar menos a sua velocidade na volta em uma colisão com um objeto de massa grande, por exemplo, uma mosca colidindo com um balde, após a colisão simplesmente seria jogada de volta na direção oposta e o balde quase não ganharia velocidade. E neste exemplo a mosca mudou muito a sua velocidade, pois ela tinha uma velocidade em uma direção e depois tinha a mesma velocidade na direção oposta, ou seja, ela inverteu sua direção e para isso teve de somar a sua velocidade 2 vezes na direção oposta.

E outra coisa que temos em relação a momento é a sua variação, pois a variação de momento criar força:

F = ΔP/Δt

Assim no caso da mosca após a colisão ela recebeu uma força de impacto muito grande, pois o momento dela variou muito após a colisão.

Tendo isto em mente o exemplo de maior força gerada por colisão seria algo com pouco momento contra algo com altissímo momento, neste caso seria a mosca contra o tiro do fuzil, pois o tiro do fuzil apesar de não ter muita massa tem altissíma velocidade compensando o seu momento, e novamente a mosca com pouca massa e pouca velocidade vai sofrer uma variação de momento muito maior, e por consequencia uma força resultante muito maior.

Perguntas interessantes