“Podemos afirmar que a língua portuguesa, no Brasil, sofreu modificações ao longo dos anos”? Comente. Você poderá citar exemplos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alfabeto
Trema
Hífen
Explicação:
O Alfabeto passa a ter 26 letras oficialmente, ao serem incorporadas as letras “k”, “w” e “y”. Estas eram parte do alfabeto até serem retiradas em 1943 e, permaneceram, de forma inalterada após essa nova reforma, sendo utilizadas em medidas internacionais, como km e kW; em nomes de países e derivados destes, como Hong Kong e taiwanês; em nomes próprios como Bryan, Kate, Willian, Kafka e, por fim, em palavras estrangeiras, tais como “show”, “stand by” e “Kamikaze”.
A trema é um sinal gráfico representado por dois pontos em cima da letra “u” cuja função era indicar uma pronúncia diferente das sílabas “que”, “qui” “gue” e “gui”. Após a nova ortografia ela também sofreu mudanças e deixou de existir, porém sem alterar a pronúncia das palavras. A trema permanece apenas nos nomes próprios de origem estrangeira e suas derivações.
Ex: lingüiça = linguiça, freqüente = frequente, anhangüera = anhanguera
Bündchen = Bündchen
O hífen é utilizado para passar a ideia de união semântica, em palavras compostas que não possuem elementos de ligação, compostos de palavras iguais ou similares, palavras com apóstrofo, palavras derivadas de nomes de lugares e para designar animais e plantas.
Após a nova ortografia, o uso do hífen se reduziu. Ele continua sendo utilizado nos casos em que a segunda palavra se inicia pela letra “h”, se a palavra terminar com uma vogal e a seguinte for iniciada pela mesma vogal. Nos casos em que o prefixo terminar com uma letra diferente da que se vai iniciar e, nos casos em que a próxima palavra começar por r ou s, também se tirou o hífen, dobrando essas letras.
Exemplo: gira-sol = girassol, para-quedas = paraquedas, manda-chuva = mandachuva, anti-rugas = antirrugas, arco-íris = arco-íris, segunda-feira = segunda-feira.