História, perguntado por reginasantos178654, 1 ano atrás

Podemos afirmar que a guerra fria foi um conflito militar entre EUA e URSS? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por pedronespoli06pe8ipq
3

Diferente porque as duas superpotências jamais se enfrentaram num conflito militar direto, jamais se enfrentaram numa "Guerra Quente". Daí o conflito entre as duas superpotências ter recebido o nome de "Guerra Fria". Foi uma guerra de ideologias entre Capitalismo(EUA) x Socialismo(URSS).

O mundo se tornara bipolar, ou seja, com dois grandes pólos de poder: um de ideologia socialista (URSS) e o outro, capitalista (EUA), formando dois grandes blocos. O restante dos países do globo viu-se “obrigado” a escolher um dos lados para se aliar e obter proteção.Procurando se afirmar como maior potência global, ambos iniciaram uma corrida armamentista: eles tentavam sempre superar o poder bélico de seu oponente e avançar em criações tecnológicas voltadas à guerra.

A guerra fria foi uma guerra ideológica. Apesar do nome “Guerra Fria” e das superpotências não terem entrado em conflito direto em nenhum momento, houve conflitos na periferia do sistema que contaram com a influência dos EUA e da URSS. A Guerra da Coreia, do Vietnã e do Afeganistão

Pode-se afirmar que não houve combate militar direto entre as duas superpotências,mas houve consequências.

Perguntas interessantes