Podem me ajudar nesta questão?
Música de circo. O PALHAÇO sai dançando. Se se montar a peça em três atos ou houver mudança de cenário, começará aqui a cena do julgamento, com o pano abrindo e os mortos despertando.
JOÃO GRILO (Para o CANGACEIRO): Mas me diga uma coisa, havia necessidade de você me matar?
CANGACEIRO: E você não me matou?
JOÃO GRILO: Pois é por isso mesmo que eu reclamei. Você já estava desgraçado, podia ter-me deixado em paz.
SEVERINO: Eu, por mim, agora que já morri, estou achando até bom. Pelo menos estou descansando daquelas correrias. Quem deve estar achando ruim é o bispo.
BISPO: Eu? Por quê? Estou até me dando bem!
JOÃO GRILO: É, estão todos muito calmos porque ainda não repararam naquele freguês que está ali, na sombra, esperando que nós acordemos.
PADRE: Quem é?
JOÃO GRILO: Você ainda pergunta? Desde que cheguei que comecei a sentir um cheiro ruim danado. Essa peste deve ser um diabo
DEMÔNIO (Saindo da sombra, severo): Calem-se todos. Chegou a hora da verdade.
SEVERINO: Da verdade?
BISPO: Da verdade?
PADRE: Da verdade?
DEMÔNIO: Da verdade, sim.
JOÃO GRILO: Então já sei que estou desgraçado, porque comigo era na mentira.
DEMÔNIO: Vocês agora vão pagar tudo o que fizeram.
SUASSUNA, A. Auto da Compadecida. 40. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
Representante do teatro contemporâneo, Ariano Suassuna baseou sua obra em contos e histórias populares do Nordeste brasileiro. Em Auto da Compadecida o autor promove uma fusão de opostos na medida em que
A
agrega elementos típicos dos gêneros dramático e épico.
B
associa a informalidade do texto teatral à estrutura bíblica clássica.
C
reúne representantes da elite brasileira em uma ambientação cristã.
D
relaciona personagens do imaginário popular brasileiro à linguagem estritamente formal.
E
incorpora na tradição quase medieval do teatro vicentino a coloquialidade do texto.
Soluções para a tarefa
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Letra E: com base nesse treco de O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, grande representante do teatro contemporâneo, pode-se dizer que há a fusão de opostos por incorporar a tradição quase medieval do teatro vicentino à coloquialidade do texto.
O teatro vicentino é aquele modelo de peças teatrais promovidos pelo autor português Gil Vicente, tal como O Auto da Barca do Inferno, inspiração para O Auto da Compadecida, que une tal influência do teatro vicentino com a coloquialidade do texto.
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Resposta:
enem pluraal veyyy
Explicação:
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