Matemática, perguntado por Fermonster17, 1 ano atrás

PODEM ME AJUDA NESSES EXERCICIOS? AGRADEÇO DES DE JA!

A- log (a² √b)
        x   c -1

B-log √a
       ³√bc

C-log2x = log6


D- log ³√7
          ² √7







Anexos:

adjemir: OK. Mande que, pela escrita â mão poderemos ver com maior clareza a forma de escrita. Aguardamos.
Fermonster17: opa ja coloquei a foto haha
adjemir: Mas a foto que você anexou está faltando uma questão. Será que você não trocou alguma coisa. Faça o seguinte: compare o que você escreveu no enunciado da questão com as questões colocadas na foto e esclareça-nos porque estão diferentes, ok? Aguardamos.
Fermonster17: sim eu tirei porque eu consegui responde ja ...
adjemir: Ah, bom. Então vamos responder no local próprio. E, pelo visto, as questões que você colocou na foto só são mesmo pra aplicação de propriedades logarítmicas, pois se fosse pra encontrar o valor de alguma incógnita cada uma estaria igualada a alguma coisa, concorda? Então vamos responder no local próprio, logo abaixo. Aguarde.
Fermonster17: ADJEMIR muito obrigadoo mesmo . pode responde outra tafera ? esta no meu perfil tem as imagens tambem so para aplica propriedades eu to com muita dificuldade.
adjemir: OK. Irei lá e verei, mas não mais hoje, mas amanhã, pois agora já estou saindo do computador. Mas amanhã logo que voltar verei a sua outra questão, ok? Então até amanhã.
Fermonster17: ok muito obrigadoo
Fermonster17: opa adj me ajuda em 2questoes eu coloquei no meu perfil com foto eu errei nessa me responde porfavo
adjemir: Já foram respondidas. Veja lá se gostou, ok?

Soluções para a tarefa

Respondido por adjemir
2
Vamos lá.

Veja, Fermonster, como você já colocou as questões na foto, agora ficou bem claro o que se deseja.
Vamos tentar fazer tudo passo a passo para um melhor entendimento.

a) Nesta questão temos a seguinte expressão logarítmica, que vamos chamá-la de um certo "y" apenas para deixá-la igualada a alguma coisa:

y = logₓ [a².√(b)/(c-1)]  ---- vamos transformar a divisão em soma (é uma propriedade logarítmica), ficando:

y = logₓ [a².√(b)] - logₓ (c-1) ---- agora transformaremos o produto em soma (também é uma propriedade logarítmica):

y = logₓ (a²) + logₓ (√(b)) - logₓ (c-1) ---- note que √(b) = b¹/². Assim:
y = logₓ (a²) + logₓ (b¹/²) - logₓ (c-1) ----- agora passamos os expoentes multiplicando os respectivos logaritmos (também é uma propriedade):

y = 2logₓ (a) + (1/2)logₓ (b) - logₓ (c-1) <--- Esta seria a resposta para a expressão do item "a" da foto.Ou seja, a expressão logarítmica do item "a" ficaria da foto é a que vimos aí em cima, após aplicarmos todas as propriedades possíveis.

b) Para esta expressão do item "b", que também vamos chamá-la de um certo "y", apenas para deixá-la igualada a alguma coisa, vamos considerar que a base é "10", pois quando a base é omitida subentende-se que ela seja "10". Assim, teremos:

y = log₁₀ [√(a)/∛(bc)] ----- vamos transformar esta divisão em subtração, com o que ficaremos:

y = log₁₀ [√(a)] - log₁₀ [∛(bc)] --- como √(a) = a¹/²; e ∛(bc) = (bc)¹/³, teremos:
y = log₁₀ (a¹/²) - log₁₀ ((bc)¹/³) ---- vamos passar os expoentes multiplicando os respectivos logs (é uma propriedade logarítmica):

y = (1/2)log₁₀ (a) - (1/3)log₁₀ (bc) ---- vamos transformar o produto "bc" em soma, ficando:

y = (1/2)log₁₀ (a) - (1/3)*[log₁₀ (b) + log₁₀ (c)] ----- finalmente, efetuando o produto indicado por "1/3" e retirando-se os colchetes, ficaremos com:

y = (1/2)log₁₀ (a) - (1/3)log₁₀ (b) - (1/3)log₁₀ (c) <--- Esta é a resposta para a questão do item "b" da foto. Ou seja, a expressão logarítmica do item "b" da foto ficaria da forma que vimos aí em cima, após aplicarmos todas as propriedades possíveis.

c) Neste item "c" temos a seguinte expressão logarítmica, que também vamos chamá-la de um certo "y" apenas para deixá-la igualada a alguma coisa e também vamos considerar a base "10", pois quando a base é omitida subentende-se que ela seja 10. Então teremos:

y = log₁₀ [∛(7)/√(7)] ---- vamos logo transformar ∛(7) = 7¹/³ e √(7) = 7¹/². Assim, fazendo isso, teremos:

y = log₁₀ [7¹/³ / 7¹/²] ---- note que temos aqui uma divisão de potências da mesma base. Regra: conserva-se a base comum e subtraem-se os expoentes. Logo, ficaremos com:

y = log₁₀ (7¹/³⁻¹/²) ----- note que 1/3 - 1/2 = (-1/6). Assim, substituindo,temos:
y = log₁₀ (7⁻¹/⁶) ----- passando o expoente multiplicando (é uma propriedade logarítmica), teremos:

y = (-1/6)log₁₀ (7) <---- Esta é a resposta para a questão do item "c" da foto. Ou seja, a expressão logarítmica do item "c" da foto ficaria da forma que vimos aí em cima, após aplicarmos todas as propriedades possíveis.

É isso aí.
Deu pra entender bem?

OK?
Adjemir.

adjemir: Note que na letra "c" ficamos com uma divisão de potências da mesma base formada por: (7¹/³) / (7¹/²). ---> Como na divisão de potências da mesma base fazemos a subtração dos expoentes e preserva-se a base comum,então ficou: y = log₁₀ (7¹/³⁻¹/²). ---> note que a subtração dos expoentes "1/3-1/2 = -1/6, pois o mmc entre os denominadores "2" e "3" = 6.
Fermonster17: aaa entendi.
Fermonster17: ficou claro
Fermonster17: me ajudaa naa outraa tarefa porfavo
adjemir: Continuando..... Assim, utilizando-o, teremos(lembre-se: toma-se o mmc e divide-se pelo denominador; o resultado que der, multiplica-se pelo numerador). Então fazemos assim ao utilizar o mmc em "1/3-1/2": (2*1 - 3*1)/6 = (2-3)/6 = (-1/6). Agora levamos para a expressão "y", ficando: y = log₁₀ (7¹/³⁻¹/²) ---> log₁₀ (7⁻¹/⁶) ---> passando o "-1/6" multiplicando, ficaremos, finalmente, com: y = (-1/6)loglog₁₀ (7) <--- Pronto. Esta foi a resposta do item "c", ok amigo?
adjemir: OK. Daqui a pouco verei isso, ok?
Fermonster17: ok!
adjemir: Agradecemos à moderadora Camponesa pela aprovação da nossa resposta. Um cordial abraço.
adjemir: E aí, Termonster, era isso mesmo o que você estava esperando?
Fermonster17: Sim senhor!!
Perguntas interessantes