)
Pode ser utilizado em sala de aula de maneira permanente, ou seja, contínuo. Assim como trata a respeito de "como se ensina", também busca dados sobre o "como se aprende" os conteúdos de maneira teórica e prática.
Para muitos professores o momento da avaliação é considerado momento distinto dos demais, pois "educar e avaliar parecem ser práticas distintas" que não se relacionam. Nessa perspectiva Hoffmann (2001b), considera que a avaliação realizada de maneira estanque, geralmente visa a classificação dos alunos, ainda seguida de juízo de valor. Seguindo essa reflexão e, considerando as novas perspectivas, indicadas para a panorâmica que envolve a avaliação escolar, é correto afirmar que avaliar significa:
I)Possibilidade de reflexão do professor, sobre seu próprio trabalho, no que se refere ao "ensinar", por meio de acompanhamento contínuo.
II)Prática educativa que consegue apontar com rapidez, um julgamento determinante, sobre os resultados alcançados pelo aluno em sala de aula.
III)Configuração que põe fim ao momento terminal do processo educativo.
IV)Dinamização de novas oportunidades para ensinar e aprender conhecimentos.
V)Avaliar significa mediar, considerando e respeitando as especificidades de cada educando, em um processo dialógico.
Na sequência, assinale a opção que apresenta apenas as alternativas corretas:
Alternativas:
a)
II – IV.
b)
II – III – V.
c)
I – II – III – V.
d)
I – III – IV.
e)
I – IV – V.
3)
Perrenoud (2000, p.164), afirma que as novas exigências ligadas ao mundo do trabalho, tendem a desatualizar alguns referenciais, até porque a maneira de concebê-los, também acaba passando por transformações práticas. No espaço escolar por exemplo, as exigências abrangem, a evolução das "didáticas", tratamento das diferenças, avaliação formativa, prática reflexiva, metacognição, dentre outros.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
No que se refere às competências do educador, para atuação na EJA, além daquelas já indicadas acima, é importante que o professor, também desenvolva "sensibilidade" para trabalhar no contexto da educação inclusiva. Isso porque o professor poderá encontrar no ambiente escolar, "alunos" com necessidades educativas especiais, tanto quanto poderá encontrar alunos com diferentes experiências culturais. Seguindo essa reflexão, o conceito de "competências para ensinar", segundo Perrenoud (2000), deve estar atrelado a capacidade do professor conseguir mobilizar diversos recursos cognitivos ao mesmo tempo. Acompanhando esse contexto, é correto afirmar que as competências:
Alternativas:
a)
Se constituem por elas mesmas como saberes, sendo portanto, suficientes para o sucesso de qualquer processo de ensino.
b)
Todas as situações relacionadas à Educação de Jovens e Adultos são similares, por isso, mobilizam as mesmas competências.
c)
Ficam restritas somente a momentos de dificuldades como por exemplo, quando o professor precisa lidar com alunos que manifestam um determinado problema de aprendizagem.
d)
Deixam de se fazerem necessárias nas diferentes situações vivenciadas pelo educador em sua atuação profissional.
e)
Não se constituem por elas mesmas como saberes, savoir-faire ou atitudes, elas acabam mobilizando, integrando e orquestrando os recursos didáticos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
Av - Subst. 2 - Educação de Jovens e Adultos
1 - e)I – IV – V.
3 - e)Não se constituem por elas mesmas como saberes, savoir-faire ou atitudes, elas acabam mobilizando, integrando e orquestrando os recursos didáticos.
4-a)A alfabetização se torna mais significativa para os alunos quando são instigados a desenvolverem habilidades, além daquelas ligadas, ao "juntar letras".
5-a)V, V, F, V, V.
6-c)3c – 2b – 4d – 2b – 1a,
....
Explicação:
santooss:
ESTÁ TUDO CERTO, OBRIGADO <3
Perguntas interessantes
Saúde,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás