Psicologia, perguntado por marceleperreira, 1 ano atrás

Pode ser considerado uma base social para o desenvolvimento do cérebro: a) Interações entre pais e filhos b) Inteligência inata c) Ligações sinapticas d) Córtex

Soluções para a tarefa

Respondido por TesrX
1

Olá.

Tópico dentro do Desenvolvimento Humano I.

 

Dentre todos os animais, o humano se destaca por ter um grau superior de inteligência, que tem suas origens no desenvolvimento físico do encéfalo e principalmente da comunicação social, que ajuda na estimulação dos neurônios para fazerem mais sinapses, tendo relação direta com um conceito mais amplo de inteligência.

 

No conceito de Francis Galton, existem características que são repassadas hereditariamente, como a possibilidade de ter um bom desenvolvimento do encéfalo. Nos dias atuais, ainda há concordância com Galton, mas sabe-se que o meio interfere diretamente na forma que o indivíduo age com seu meio, logo, a “inteligência inata” (considerado um viés hereditário) não é um determinante maior do que o meio social.

 

Em diversas teorias desenvolvimentistas, da Psicossocial até a Psicossexual, tem-se que as primeiras relações sociais são fundamentais para a criação de uma “base social” para o pequeno vivente em desenvolvimento. Essas primeiras relações geralmente são tidas com os pais, responsáveis ou a família em geral.

 

Justificando as alternativas.

a) Interações entre pais e filhos – Resposta Correta

Como supracitado, as relações parentais estão diretamente ligadas ao desenvolvimento social do vivente.

 

b) Inteligência inata

A base social pode interferir na “inteligência inata”, usando-a e expandindo-a, mas não é um determinante como as relações parentais.

 

c) Ligações sinápticas

As sinapses feitas entre neurônios não têm, necessariamente, ligação com uma base social.


d) Córtex

O desenvolvimento do córtex não tem relação direta com uma “base social”.

 

Alternativa A é a correta.

 

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Bons estudos

Perguntas interessantes