Pode ser citado como característica do movimento renascentista: (A) Antropocentrismo: valorização do homem, como ocorria no período histórico anterior. (B) Racionalismo: descobrir pela observação e pela experiência as leis que governam o mundo e a natureza. (C) Individualismo: valorização do indivíduo, respeitando o coletivo. (D) Humanismo: como na Idade Média, mantiveram destaque as ciências do homem, as humanidades. (E) Criticismo: crítica ao período antigo. Os pensadores do Renascimento tratavam a Idade Antiga como a Idade das Trevas.
Soluções para a tarefa
Resposta: (B) Racionalismo
Explicação: O *Humanismo* de maneira geral, ele representa a valorização do ser humano e a sua condição acima de tudo, logo, a teoria está relacionada com a compaixão, a generosidade, e a preocupação em valorizar os atributos humanos. O humanismo busca o melhor dos seres humanos, sem a necessidade de ter que servir da religião, como acontecia no teocentrismo da Idade Média. Com isso, a teoria oferece novas formas de reflexão sobre as artes, as ciências e a política.
O *Individualismo* coloca o homem em “posição central”, pois a teoria está relacionada com o conhecimento íntimo do ser humano, que sabe reconhecer a sua própria personalidade, talentos e busca satisfazer as próprias ambições, com base no princípio de que o direito individual está acima do direito coletivo.
O *Racionalismo* colocava a razão com a base do conhecimento. A teoria revela o saber como fruto da observação e da experiência das leis que governam o mundo. Ficou conhecido por desenvolver pensamentos divergentes com relação à cultura medieval, que tinha como base apenas a autoridade divina. Nele, a explicação dos fatos se dava com base na ciência.
O *Antropocentrismo* colocava o homem como centro do universo e a mais perfeita obra de criação da natureza, em detrimento do pensamento medieval, no qual a religião era o centro de tudo. Dessa forma, surge um homem racional, crítico e questionador da sua própria realidade, logo, responsável pelas seus pensamentos e atitudes no mundo, rompendo os paradigmas da era medieval. Além disso, muitas das obras renascentistas foram construídas e inspiradas no antropocentrismo, isto é, na super valorização da capacidade humana.
O *Criticismo* não era uma característica do Renascimento. Aliás, nesta Era havia a valorização da Antiguidade Clássica.