Pode-se viver sem ciência, pode-se adotar crenças sem querer justificá-las racionalmente, pode-se desprezar as evidências empíricas. No entanto, depois de Platão e Aristóteles, nenhum homem honesto pode ignorar que uma outra atitude intelectual foi experimentada, a de adotar crenças com base em razões e evidências e questionar tudo o mais a fim de descobrir seu sentido último. (ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2002). Platão e Aristóteles marcaram profundamente a formação do pensamento Ocidental. Segundo a teoria metafísica de Aristóteles, assinale a alternativa CORRETA. *
2 pontos
A Em seu pensamento sobre o conhecimento, Aristóteles não nega o dualismo platônico.
B Aristóteles afirma que não seria preciso criar um mundo inteligível, mundo das ideias para entender como a realidade funciona.
C Para Aristóteles, tanto a filosofia quanto as outras ciências buscam apenas características particulares do ser.
D Para Aristóteles, todos os seres da realidade (substâncias) seriam formados por Matéria e Alma.
E Nenhuma resposta anterior está correta.
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Resposta:
B. Correta. Para Aristóteles, não existe o mundo das ideias, porque a verdade já está aqui, no mundo sensível.
Explicação:
A. Errada. O dualismo platônico é a existência de dois mundos: mundo sensível e inteligivel. Porém, no helemorfismo de Aristóteles, o mundo das ideias é inexistente.
C. Errada. As filosofias de ambos os filósofos não baseiam-se apenas isso, até porque se fosse assim, não faria sentido a teoria do mundo inteligivel, como um mundo capaz de se chegar ao conhecimento, em essência...
D. Errada. As categorias substanciais de Aristóteles não são apenas essas.
Ato- forma
Potência- materia
Substância- sujeito
• categoria acidental
• categoria essencial
E. Errada. Porque a B está certa
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