Pode-se mesmo dizer, que há múltiplos aspectos a serem considerados para a implementação de uma escola inclusiva. Com base no artigo de Aguiar e Duarte (2005) aponte quais são esses aspectos:
Aguiar, J. S., & Duarte, E. (2005). Educação inclusiva: Um estudo na área da educação física. Revista Brasileira de Educação Especial, 11, 223-240.
1 - Cursos de especialização em educação especial, rede de apoios oferecida pelo governo e pela sociedade civil e alterações didático metodológicas.
2 - Oferecimento de cursos de reciclagem, diminuição do número de alunos por turma, uma rede de apoios proporcionada pela família e amigos da criança com deficiência. Uma rede de apoios ofertada pela escola e pela família, atendimento extracurricular proposto por instituições especializadas, mudança de concepção acerca da deficiência pelos colegas de sala.
3 - Uma rede de apoios oferecida pelo governo e pela escola, procedimentos pedagógicos coerentes com a deficiência, alterações metodológicas e mudança da concepção de deficiência pelos colegas e professores.
4 - Oferecimento de cursos de reciclagem para capacitação de docentes; a existência de um corpo técnico especializado; o apoio da família do aluno com necessidades especiais; o número de alunos na classe; a eliminação de barreiras arquitetônicas; a revisão pela sociedade civil da concepção sobre a pessoa com necessidades especiais; o apoio da sociedade política; a destinação de verbas; a adequação de currículos, metodologias de ensino, recursos didáticos e materiais e sistemas de avaliação.
5 - Uma rede de apoio proposta pela família com o apoio do governo e dos professores que devem propor metodologias que atendam todos os alunos indiscriminadamente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O múltiplos aspectos da escola inclusiva que diz no artigo de Aguiar e Duarte é:
Oferecimento de cursos de reciclagem para capacitação de docentes; a existência de um corpo técnico especializado; o apoio da família do aluno com necessidades especiais; o número de alunos na classe; a eliminação de barreiras arquitetônicas; a revisão pela sociedade civil da concepção sobre a pessoa com necessidades especiais; o apoio da sociedade política; a destinação de verbas; a adequação de currículos, metodologias de ensino, recursos didáticos e materiais e sistemas de avaliação.
Explicação:
Resposta A
Todas estão corretas.
Explicação:
A Rede de Apoio propõe “a interface entre as áreas da saúde e educação, que tenham como propósito a união de esforços e recursos relacionados à inclusão escolar” (MEC, 2005, p. 45). No que se refere à Rede de Apoio é correto afirmar:
I. Entre as funções da Rede de Apoio estão: auxiliar as escolas e a comunidade escolar, as unidades de reabilitação e saúde; trabalhar com a formação de profissionais que possam apoiar a educação inclusiva; ajudar a comunidade na identificação e na utilização de recursos, inclusive informando-a sobre a legislação vigente para que os alunos tenham atenção integral.
II. A Rede funciona intersetorialmente e interdisciplinarmente e sua equipe poderá ser composta por profissionais da psicologia, da assistência social, da educação especial, da pedagogia, da fonoaudiologia, da fisioterapia e da terapia ocupacional.
III. Também poderão compor a equipe os conselheiros tutelares e os agentes comunitários.
IV. Compete às equipes da Rede de Apoio levantar as necessidades específicas das escolas, elaborar programas para orientá-las, acompanhar famílias e professores, fazer um levantamento de recursos oferecidos pela comunidade e articulá-los.