“Pode-se dizer que os elementos químicos mais importantes para a vida humana são: oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio, potássio, cloro, magnésio, ferro e iodo. No entanto, há outros diversos elementos com participação nas etapas enzimáticas ou com alguma função específica, como o zinco, selênio, o silício, o cobre e o cobalto. E o homem, normalmente, absorve esses elementos químicos a partir de alimentos e água ingerida, além de oxigênio molecular presente no ar, que é absorvido pela respiração.” A respeito dos elementos químicos citados e grifados no texto, é correto afirmar: a)Todos os elementos citados no texto pertencem ao segundo ou ao terceiro período da classificação periódica. b)Podem ser classificados como metais os seguintes elementos: cálcio, fósforo, cobre, ferro e silício. c)Os compostos formados pelos elementos cálcio, carbono e oxigênio possuem ligações puramente covalentes. d)Possuem propriedades químicas semelhantes os seguintes pares: oxigênio e enxofre, sódio e potássio e também iodo e cloro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
- A-falsa; Hidrogênio 1 período. Potássio, cálcio e ferro 4 período. Iodo 5 período;
- B-falsa; Silício semimetal e fósforo ametal;
- C-falsa; não são puramente covalentes;
- D-correta.
Resposta:
Alternativa D.
Explicação:
Elementos em questão:
O, H, C, N, Ca, P, S, Na, K, Cl, Mg, Fe, I, Zn, Se, Si, Cu, Co.
a) Falso, elementos como: Fe, I, Zn, Cl, Se, Si, Cu e Co. Não pertencem a nenhum desses grupos.
b) Falso, o fósforo não é um metal. Na verdade, ele é um ametal. Além disso o silício é um semi-metal. Os demais são metais mesmo.
c) Falso, vamos usar como exemplo o carbonato de cálcio (CaCO₃): a ligação entre carbono e oxigênio é covalente, contudo entre o ânio carbonato (CO₃²⁻) e o cátion de cálcio (Ca²⁺) é uma ligação iônica.
d) Verdadeiro. Oxigênio e enxofre estão no grupo 16 da tabela periódica. Sódio e potássio estão no grupo 1 e iodo e cloro, ambos no grupo 17. Elementos de um mesmo grupo possuem muitas características comuns.