Pode-se dizer que o sistema musculoesquelético é composto pelos sistemas ósseo, articular e muscular. Na verdade, esses sistemas são difíceis de serem separados e, apesar disso, os principais aspectos de cada um são estudados separados buscando facilitar a compreensão funcional do movimento humano. Estudar os conceitos básicos em cinesiologia contribui em muito para qualquer profissional que deseje atuar com e/ou através do movimento humano. Considerando as especificidades dos sistemas ósseo, articular e muscular, analise as assertivas a seguir, quanto a sua veracidade (ser verdadeira ou falsa).
I. Se uma carga mecânica é maior que o limiar de tolerância de um indivíduo, o resultado é uma lesão. Esse limiar pode ser compreendido como o máximo que o tecido corporal, seja ele ósseo, articular ou muscular, resiste a uma força que atua sobre ele sem que ocorra algum tipo de deformação, como por exemplo, uma fratura óssea. Obviamente, o limiar de tolerância varia entre as pessoas, de acordo com as propriedades específicas dos tecidos, como por exemplo, o estado de saúde de um osso aumenta sua resistência a lesões.
II. Dentre as propriedades funcionais do músculo esquelético, pode-se dizer que Contratilidade é a capacidade de um músculo responder a estímulos e que Elasticidade é a capacidade de um músculo alongar.
III. As articulações diartrodiais podem ser subdivididas em seis tipos os quais se diferenciam em sua estrutura articular e pelos movimentos que são permitidos em cada uma. Por exemplo, enquanto uma articulação do tipo diartrodial em gínglimo é uniaxial e só permite movimentos no plano sagital (como flexão e extensão de cotovelo), uma articulação do tipo diartrodial esferóidea é triaxial e permite movimentos nos três planos (sagital, frontal e transversal), como no caso da articulação do ombro (glenoumeral).
IV. Se estabilidade articular é o termo utilizado para descrever a amplitude de movimento permitida em cada articulação, a flexibilidade articular, por sua vez, refere-se à capacidade que uma articulação tem de resistir ao deslocamento de uma extremidade óssea em relação à outra, sem que ocorra lesão aos ligamentos, músculos e tendões circundantes.
V. Dentre as propriedades funcionais do músculo esquelético, pode-se dizer que Irritabilidade é a capacidade de um músculo desenvolver tensão e contrair e que Extensibilidade é a capacidade de um músculo voltar ao comprimento normal após ter sido alongado.
As assertivas I, II, III, IV e V são respectivamente (V = Verdadeiro ou F = Falso):
A)
F, V, F, V, V
B)
V, F, V, F, F
C)
V, V, F, F, V
D)
F, V, F, F, V
E)
V, F, V, V, F
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Creio que seja a Letra E
Explicação:
Pois foi a que achei correta dentre as demais e com certeza a letra D está errada.
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
Contabilidade,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás