Pode-se dizer que a história do tempo presente está livre das políticas imperialistas? justifique
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não
Explicação:
Pois, tem países que buscam anexar territórios ainda nos dias atuais ao seu país, como é o caso da Argentina, em relação às ilhas Malvinas, que são pertencentes ao Reino Unido, mas ainda sim o país reinvidica o território e o caso da china, em querer anexar Taiwan, que se declara como um Estado Independente, possuindo Exército e moeda próprias e uma estreita relação comercial com a China.
Esse é o meu ponto de vista, essa pergunta pode variar a resposta, mas se analisarmos essa ideia de anexação de territórios existe ainda sim, o imperialismo.
Existe também uma grande busca, por matéria prima e mão-de-obra barata em alguns países periféricos, que proporcionam em troca de avanços econômicos, como a instalação de postos de trabalho esses recursos. Além de, apresentarem isenções fiscais para a instalação de filiais em seus países, visando o lucro. Isso pôde, ser observado por exemplo na China, durante o período de Deng Xiaoping, no qual várias empresas transnacionais instalaram-se no país, principalmente japonesas e estadunidenses.
Espero ter ajudado, abraços!!!