Pode-se determinar experimentalmente os valores das indutâncias e resistências do modelo de transformador real. Uma aproximação adequada desses valores pode ser obtida com apenas dois testes ou ensaios, o ensaio a vazio e o ensaio de curto-circuito.
Analise a modelagem do transformador na figura abaixo:
Trafo
Fonte: (Innova, 2012)
Todos os parâmetros do transformador ideal, , são determinados a partir de ensaios de curto-circuito e circuito aberto. Quais os parâmetros são determinados no ensaio de curto-circuito e no ensaio de circuito aberto? Marque a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Circuito Aberto: Re Xm, CURTO-CIRCUITO R1, R2, X1 E X2.
CORRIGIDA PELO AVA.
A alternativa(e) é a correta, conforme explicação.
Esses ensaios tem o objetivo de determinar os elementos internos equivalentes para o transformador.
Em um ensaio de circuito aberto, ou também chamado de ensaio em vazio, podemos observar as perdas no núcleo correspondentes as correntes de magnetização do circuito equivalente. Consiste em aplicar tensão em um dos terminais e analisar a tensão e corrente de saída.
Dessa maneira determina-se os parâmetros:
Rf = resistência e perdas no Ferro
Xm = reatância de magnetização
Os ensaio em curto circuito , permite determinar as perdas internas por aquecimento, queda de tensão interna e impedância percentual. Aplicando uma tensão muito menor no terminal de entrada , desconsidera-se o fluxo magnético do núcleo, quando o secundário está curto circuitado.
Dessa maneira é possível determinar:
Rcc = Resistência efetiva
Xcc = reatância de dispersão