Pode-se definir, de forma bem genérica, que uma política econômica é a atuação do governo para atingir um determinado objetivo. Tem-se três principais políticas econômicas, que são a monetária, a fiscal e a cambial. A política monetária se refere à quantidade de moeda disponível na economia, ao crédito disponível e às taxas de juros. Contudo, antes de discutir a política de controle da moeda, é importante compreender a definição de moeda e suas funções na economia.
BOECHAT, A. M. F. Economia e Sociedade. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.
Sabendo que as funções da moeda podem ser divididas em meio de troca, reserva de valor, medida de valor e padrão para pagamento diferido no tempo, analise as afirmações:
I. A função chamada meio de troca está relacionada à possibilidade que se tem de trocar moeda por produtos e serviços demandados.
II. A moeda serve como reserva de valor por ter a máxima liquidez e por ter um poder de compra.
III. A função medida de valor é porque se pode negociar algo em uma data em que o seu pagamento seja efetuado no futuro.
IV. A função de ser padrão para pagamento diferido no tempo permite aos indivíduos classificar quanto vale uma determinada mercadoria.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Em termos econômicos, a moeda possui determinadas funções:
1. Meio de troca: é a função mais comum e a mais importante, visto que é recebido como forma de pagamento por um produto ou serviço realizado.
2. Unidade de conta: como o nome indica, refere-se a sua função de medir o preço dos produtos e serviços.
3. Reserva de valor: é uma forma de ativo capaz de armazenar uma riqueza quando tirada de circulação.
4. Padrão para pagamento diferido: tal função autoriza que um produto ou serviço seja negociado com o pagamento podendo ser efetuado no futuro.
Assim, é correto o que se afirma em I e II.
Resposta:
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Explicação:
A função chamada meio de troca está relacionada à
possibilidade que temos de trocar moeda por produtos e serviços que demandamos, ou seja, a moeda nos ajuda muito por nos facilitar as trocas.
A moeda serve como reserva de valor por ter a máxima liquidez e por ter um poder de compra; assim, essa função está, intimamente, relacionada à função de meio de troca.
A medida de valor é porque, por meio da moeda, classificamos quanto vale determinada mercadoria.
A função de padrão para pagamento diferido no tempo nos permite negociar algo (produto, serviço) em uma data e que o seu pagamento seja feito no futuro, ou seja, por conta da existência da moeda é que podemos combinar um preço hoje, para alguma negociação, e esse pagamento ser feito daqui há 30 ou 60 dias e assim por diante.
Opções 3 e 4 as explicações se inverte.
Respostas obtidas depois de observar a página 121 do livro de Economia e Sociedade