História, perguntado por regianascimento34, 5 meses atrás

Pode-se afirmar que as políticas sociais adotadas pelos governos brasileiros entre 1930 e 1964 tinham um forte caráter populista. A forma como os governantes buscaram conquistar o apoio popular e o paternalismo excessivo, em alguns momentos, construíram no Brasil uma imagem deturpada, por parte de alguns setores da sociedade, de participação política e reivindicação de direitos. A partir do exposto e de conhecimentos referentes à República Populista, assinale a alternativa correta. ​


VitorMaia007: As alternativas?

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisaac2219
2

Resposta:

No Brasil, o populismo revestiu-se do caráter trabalhista e assistencialista, no qual o governo tornou-se o mais poderoso porta-voz do povo, usando às vezes de violência e às vezes de políticas de favorecimento temporárias e superficiais para conquistar o apoio popular, não significando, no entanto, que neste período medidas de grande importância para o direito dos trabalhadores não tivessem sido conquistadas.

Explicação: espero q ajude !

Respondido por guilhermesilvar
0

No Brasil, o populismo voltou às suas raízes trabalhistas e assistenciais, com o governo emergindo como o mais poderoso representante do povo. A resposta correta é a letra E.

O movimento populista

O movimento populista ora usou de violência e ora de políticas de favoritismo temporário e superficial para conquistar o público, mas isso não implica que passos significativos para os direitos dos trabalhadores não tenham sido dados durante este tempo.

Em outras instâncias, a forma como o governo buscou o apoio público e o excessivo paternalismo que daí resultou criou uma percepção desfavorável da participação política e da defesa de direitos no país.

Complementando a questão:

A partir do exposto e de conhecimentos referentes à República Populista, assinale a alternativa correta.

a) O populismo, fenômeno típico e exclusivo do Brasil, demonstra acima de tudo uma continuidade histórica no país, em que as práticas protecionistas existentes entre coronéis e seus afilhados políticos apenas se revestiram de uma roupagem nova.

b) A submissão dos sindicatos ao governo, ocorrida na Era Vargas, além de ser uma prática populista, serve como fonte explicativa da ineficiência e da pouca influência dessas instituições classistas no Brasil até os dias atuais, comprovada pelo fracasso dos movimentos grevistas ocorridos nos últimos anos.

c) A camada de intelectuais e artistas brasileiros mais expoentes no período em questão incorporou a mentalidade governamental, limitando-se a cooperar com os projetos políticos que visavam, grosso modo, diminuir as desigualdades sociais e beneficiar as camadas mais necessitadas da população.

d) Na análise do comportamento sócio político de grande parte da população brasileira, nos dias atuais, percebe-se uma clara ruptura com o passado histórico da nação. Práticas como o assistencialismo e o comodismo perante a luta pelos direitos – tarefa relegada à ação governamental no passado – não são mais perceptíveis em diversos setores da sociedade nacional, podendo-se afirmar que estas ficaram enterradas na história.

e) No Brasil, o populismo revestiu-se do caráter trabalhista e assistencialista, no qual o governo tornou-se o mais poderoso porta-voz do povo, usando às vezes de violência e às vezes de políticas de favorecimento temporárias e superficiais para conquistar o apoio popular, não significando, no entanto, que neste período medidas de grande importância para o direito dos trabalhadores não tivessem sido conquistadas.

Leia mais sobre a República Populista aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/47214199

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes