História, perguntado por panregina, 1 ano atrás

Pode se afirmar que as cidades-estados gregas apresentam unidade político-administrativa entre si ?

Soluções para a tarefa

Respondido por 0504Laíss
7
Durante muitos séculos aquilo que chamamos de Grécia não era um país como nós entendemos hoje, mas sim várias cidades-estado, independentes e autônomas entre si. Uniam-se ou se separavam de acordo com as circunstâncias e conveniências. 

Essas cidades-estado possuíam culturas e características diferentes com alguns elementos em comum. Várias delas possuíam poder central e, em alguns casos, algumas colônias. A parte circulada, no mapa, representa a Grécia (região continental e insular). Os demais pontos em destaque verdes eram as colônias ou as regiões com as quais os gregos mantinham relações comerciais. 

Todas essas regiões receberam influência e influenciaram o mundo grego. Esse contato interativo possibilitou aos gregos as comparações entre os elementos culturais que fizeram nascer a filosofia. 

Mas isso se fez lentamente, obedecendo alguns períodos. Podemos até dizer que a forma de fazer filosofia evoluiu ao longo dos séculos. Como vimos anteriormente, houve um longo processo para que a capacidade reflexiva do homem chegasse ao ponto de ser chamada de Filosofia. E isso só aconteceu na Grécia, por volta do século VII. O pensar, antes desse período, ainda era envolto em mitos e religiosidade que dificultava a racionalidade específica da filosofia. 
Respondido por RenataMilani
11
Creio que não, já que eram autônomas. Provas disso são Esparta e Atenas, em que, respectivamente, uma era militarista mais voltada para uma espécie de ditadura, enquanto a outra desenvolveu um regime democrático. Outra evidência são as guerras entre as Cidades-Estados, como por exemplo a Guerra do Peloponeso.
Perguntas interessantes