pode-se afirmar que ainda temos parte do direito baseado no princípio de talião?
Soluções para a tarefa
A formação das antigas culturas orientais é visivelmente cingida por uma série intensa de contatos e influências que integram os vários povos encontrados neste recorte espaço-temporal. Infelizmente, essa ideia de diálogo entre as antigas civilizações não é tão óbvia para os alunos que, em tão pouco tempo, são obrigados a assimilar um considerável volume de conteúdos envolvendo os vários povos que apareceram na região do Crescente Fértil.
Um recurso bastante útil para que o contato entre as culturas antigas possa ser melhor assinalado pela classe, consiste em comparar pontos comuns dessas civilizações. Para que isso seja possível, o professor de História é obrigado a se lançar a, nem sempre simples, tarefa de buscar, recolher e selecionar documentos históricos antigos que possam viabilizar a discussão destas questões. Dessa forma, buscamos sugerir o trabalho com a tradição jurídica dos povos Orientais.
A adoção deste tipo de exercício não só destaca uma importante capacidade interpretativa inerente ao estudo da História, bem como mostra aos alunos (principalmente no Ensino Médio) uma espécie de reflexão bastante recorrente aos estudantes de Direito. Dando continuidade à nossa proposta, indicamos ao professor a rápida exposição de alguns artigos do Código de Hamurábi, escritos no Primeiro Império Babilônico, e da Lei Mosaica, elaborada pelos hebreus nos tempos de Moisés.