Português, perguntado por renattaoliver02, 1 ano atrás

Pode-se afirmar que a trajetória da Teoria da Literatura teve seu início com os gregos entre os séculos V e IV a.C., pois apresentavam preocupação quanto a expressão linguística, valorizando a eloquência de um bom discurso e estabelecendo regras a fim de aprimorar e convencer quem ouvisse determinado discurso. Quem deu origem à Oratória, porém, foram os atenienses, que defendiam que a eficiência de um bom discurso poderia ser ensinada. Tais manifestações geraram ideias opositoras, como o caso do filósofo Platão, que defendia veemente que a linguagem poderia enganar caso fosse mal utilizada, exemplificando sua teoria por meio de diálogos da poesia que atribuía qualidades humanas aos deuses, sendo por vezes uma linguagem mentirosa, originando o termo Mímese. Aristóteles também se manifestou sobre as teorias de discurso, porém de maneira mais branda. O filósofo defendeu que:

a ) A Mímese é uma característica manifestada tanto na Poética quanto na Retórica, consequentemente é impossível separá-la da Oratória.





b )
Platão havia se equivocado ao afirmar que há imitação nas obras poéticas de Homero, pois os deuses se manifestavam de forma parecida com os humanos, sendo assim não era imitação.

c )
A Poética valoriza a expressão artística, como poemas e narrativas, por meio da Retórica; já um bom discurso, que tem cunho utilitário, necessita de características da Mímese para ser executado com qualidade.

d )
Era preciso analisar a interpretação da poesia (Poética), que imitava (Mímese) ações humanas de modo verossímil, mas também levar em conta a Retórica, em que se usa as técnicas do discurso e da oratória que possuem caráter utilitário e buscam convencer o público-alvo.

e ) O pensamento dos gregos estava correto, deveria ser valorizada a eficiência de um bom discurso e aprimorar suas regras, mas não era possível ensinar as técnicas da oratória a alguém que não possui o dom do discurso.

Soluções para a tarefa

Respondido por gessycavanderl
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b )  

Platão havia se equivocado ao afirmar que há imitação nas obras poéticas de Homero, pois os deuses se manifestavam de forma parecida com os humanos, sendo assim não era imitação.

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