ENEM, perguntado por KaueNoob4954, 1 ano atrás

[...] pode considerar-se o fundador do racionalismo moderno e da filosofia moderna. e isso, não tanto pelo seu sistema filosófico, que encerra materialmente uma quantidade de elementos tradicionais, transcendentes, espirituais e realistas, quanto pelo novo método. este seu método, logicamente desenvolvido e aplicado, levará à supressão dos elementos acima lembrados [...] afirma ser único método da ciência o método racionalista, dedutivo, próprio da matemática, pretendendo reduzir a filosofia à matemática. e, portanto, terminará por enclausurar o espírito humano nos limites do mundo natural, porque só aí a matemática acha a sua legítima aplicação. (padovani e castagnola, 1996, p. 289). o trecho acima se refere ao filósofo tido como "o pai da filosofia moderna". assinale a alternativa que indica quem foi ele.

Soluções para a tarefa

Respondido por eliogauto
5

Resposta:

Rene Descartes

Explicação:

Respondido por Td465085
4

Resposta correta:

René Descartes

Descartes buscava uma base sólida para se chegar ao conhecimento e escreveu seu método com base na matemática, aplicando-o, também, às demais áreas, para chegar à certeza concreta que alcançara na matemática.                                      

Em suas obras, Discurso do Método (1619) e Meditações Metafísicas (1641), esse pensador evidenciou a razão como forma de investigação e ciência. Para Descartes, a dúvida era um pressuposto para se chegar ao conhecimento verdadeiro e este, por sua vez, não se relacionava às emoções ou aos sentidos. Sendo assim, ele aponta:

[...] a luz, as cores, os sons, os odores, os sabores, o calor, o frio e as demais qualidades apreendidas pelo tato, encontram-se em meu pensamento com tanta falta de clareza e confusão que ignoro mesmo se são verdadeiras ou falsas e apenas aparentes. (DESCARTES, 1983, p. 279)

Bons estudos!

Perguntas interessantes