"Pobreza" e "exclusão social" são termos usados hoje quase como sinônimos. O que encontramos por trás disso é a consideração de que qualquer pessoa socialmente integrada está também protegida contra a pobreza e a miséria. Nossa visão histórica mostra que não foi assim no passado, não estava na mente dos economistas e dos cientistas sociais que escreveram sobre as origens do capitalismo e das sociedades modernas. Para Marx, os trabalhadores, muito bem integrados na economia capitalista, permaneciam pobres por causa do modo de funcionar da economia. Não havia diferença entre os que trabalhavam e os que não trabalhavam e estavam temporariamente no "exército industrial de reserva", que também era uma criação do capitalismo. SCHWARTZMAN, S. Pobreza, exclusão social e modernidade: uma introdução ao mundo contemporâneo. São Paulo: Augurium, 2004. A partir da análise realizada no texto, uma causa do problema exposto, existente até hoje e que deve ser alvo de políticas inclusivas, é a
Soluções para a tarefa
Sobre as causas da pobreza, como exposta no texto anterior, devem ser implementadas políticas inclusivas para resolver o problema da distribuição de renda.
O trabalhador pobre é um excluído da sociedade?
O texto anterior nos chama a atenção para o conceito de exclusão social, bastante utilizado por economistas e sociólogos para designar aqueles indivíduos e grupos mais pobres, deslocados do mercado de trabalho e que, por não terem renda, ou uma renda muito baixa, não podem usufruir de diversos luxos ou até mesmo direitos.
Porém, é importante ressaltar que a desigualdade criada pela péssima distribuição de renda capitalista não é uma anomalia do sistema, mas uma característica estrutural. Logo, o trabalhador pobre é parte dessa sociedade.
Para saber mais sobre distribuição de renda, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/25369742
#SPJ1