"Pobres" do Leste Europeu
A Hungria, a Estônia e a Eslováquia têm um PIB per capita 40% abaixo da média da UE. O menor poder de compra foi registrado pelo Eurostat na Eslováquia, Lituânia, Polônia e Letônia, países que ingressaram no bloco em 2004. Estas nações atingem apenas cerca de 50% do PIB per capita médio da UE – na Lituânia fica abaixo da metade.
Com o ingresso da Romênia e Bulgária em 1º de janeiro de 2007, a UE não se tornará mais rica, pelo menos a curto prazo, preveem os peritos do Eurostat. O PIB per capita nestes dois países é em torno de 70% inferior à média europeia.
O texto permite a inferência de uma regionalização da pobreza no continente Europeu, tal regionalização assemelha-se a uma antiga divisão do continente que abrigava a chamada
A
Europa alpina.
B
Europa oriental.
C
Europa meridional.
D
Europa setentrional.
E
Europa centro-oriental.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
Pois a divisao da cortina de ferro na europa fez com que criasse a europa ocidental, o leste europeu
A alternativa B apresenta a resposta correta, visto que ao fim da Segunda Guerra Mundial, o continente europeu se dividiu em dois blocos: capitalista e socialista.
Dessa forma, o lado capitalista foi chamado Europa ocidental e o socialista, Europa oriental.
Europa Oriental e Ocidental
Após a Segunda Guerra Mundial, o continente europeu se subdividiu entre a influência da ideologia capitalista (representada pela maior parte dos países aliados, como Inglaterra e os Estados Unidos) e a influência socialista, interpretada pela União Soviética.
Assim, a União Soviética teve uma influência muito forte, principalmente, no leste europeu. Dessa forma, o termo "Cortina de Ferro" foi usado pelo ministro da Inglaterra, Winston Churchil.
Nesse caso, esse termo se referia a essa subdivisão do continente, o que também passou a ser considerado como lado oriental ( países socialistas) e o ocidental (países capitalistas).
Para saber mais sobre a Cortina de Ferro, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/850942
#SPJ2