Saúde, perguntado por Denisaraujo9203, 1 ano atrás

pneumonia contagio sintomas tratamento prevenção? alguém sabe? por favor ;)

Soluções para a tarefa

Respondido por victoriafelix13
9






O que é Pneumonia?

Basicamente, pneumonia é uma infecção nos pulmões. Assim como infecções em outras partes do corpo, pode ser causada por vários fatores, como vírus, bactérias, fungos e parasitas. Acontece quando o agente infeccioso entra no espaço alveolar, um tecido que sempre deve estar muito limpo, sem absolutamente nenhuma sujeira, já que é o local onde ocorrem as trocas gasosas – ou seja, onde o ar entra em contato com o sangue, levando oxigênio.

Os alvéolos – pequenas estruturas pulmonares que, juntos, lembram uma colmeia de abelha – devem estar completamente desobstruídos para que ocorram as trocas gasosas, cruciais para a sobrevivência do ser humano.

Tipos de Pneumonia
A pneumonia viral é extremamente contagiosa. É recomendado que os pacientes infectados usem máscaras, além de separarem seus próprios talheres e copos dos outros membros da família, para evitar o contágio.
A pneumonia viral é extremamente contagiosa. É recomendado que os pacientes infectados usem máscaras, além de separarem seus próprios talheres e copos dos outros membros da família, para evitar o contágio.
Os tipos de pneumonia são classificados de acordo com o agente causador. São três os mais comuns: bacteriana, viral e fúngica que, como os nomes sugerem, são causadas por bactérias, vírus ou fungos, respectivamente. O tipo de pneumonia pode ser identificado através de exames de sangue.

De maneira geral, os sintomas das pneumonias causadas por bactéria e vírus são muito semelhantes. A diferença encontra-se no tratamento: enquanto a viral é tratada com antivirais, a bacteriana responde apenas á antibióticos de amplo espectro, tipo de remédio que é eficaz contra vários tipos de bactérias. Além disso, um ponto importante é que a pneumonia bacteriana não é contagiosa, ao contrário da pneumonia viral.

Já a pneumonia por fungos é um pouco mais agressiva que os outros tipos, embora também seja mais rara. Geralmente, a pneumonia fúngica só se desenvolve em pessoas portadoras de outras doenças ou que estejam com um sistema imunológico muito debilitado, como pacientes soropositivos ou que tenham acabado de passar por uma cirurgia complicada, como um transplante de órgãos, por exemplo. Dependendo do fungo causador da doença, assim como a viral, a pneumonia por fungos pode ser contagiosa. Além disso, a evolução da doença também é mais rápida em relação aos outros tipos.

O tratamento deve ser feito com medicamentos antifúngicos. Dependendo da gravidade do caso, o paciente pode ser internado e receber os medicamentos via intravenosa por um período que varia entre 48 e 72 horas.
Sintomas de Pneumonia
Febre típica de pneumonia começa repentina e alta, geralmente acima dos 38,5º C.
Febre típica de pneumonia começa repentina e alta, geralmente acima dos 38,5º C.
Os sintomas de todos os tipos de pneumonia são, em geral, muito parecidos. São eles:

• Febre alta;
• Tosse;
• Dor no tórax;
• Desconforto no peito
• Falta de ar;
• Roncos no peito;
• Secreção de muco de cor amarelada ou esverdeada;
• Sensação de prostração, fadiga ou abatimento físico;
• Casos mais avançados podem resultar em toxemia (intoxicação resultante da difusão de bactérias pela corrente circulatória, também conhecida como intoxicação sanguínea), cujos principais sintomas são taquicardia e queda repentina de pressão.
• Em idosos, pode acontecer também um quadro de confusão mental, caracterizado por tonturas, dor de cabeça, tremor descontrolado, comportamento agressivo e dificuldade para lembrar informações básicas, como o lugar onde se encontra, por exemplo.
Além dos sinais listados acima, a pneumonia fúngica ainda tem alguns sintomas específicos:
• Manchas vermelhas na pele;
• Rigidez no pescoço, a ponto de gerar dificuldade para virar a cabeça para os lados.
O diagnóstico de pneumonia pode ser feito através de um exame de raio-x. Uma mancha opaca em um ou em ambos os pulmões é um sinal típico da doença.

Devido ao grande número de secreções acumuladas nos alvéolos, é comum que o paciente ouça roncos no peito e nas costas ao respirar. Os ruídos também são fundamentais para o diagnóstico correto.
Tratamento de Pneumonia
O tratamento é feito com o remédio específico para o agente infeccioso causador da doença – antiviral, antibiótico ou antifúngico. Nos casos mais simples, o paciente pode se tratar em casa. Uma vez que o infectado começa a se medicar, as melhoras devem começar a aparecer em torno de 4 ou 5 dias.
Em alguns casos, a inalação pode ser um tratamento recomendado para a pneumonia.
Em alguns casos, a inalação pode ser um tratamento recomendado para a pneumonia.
Já em casos mais avançados, com febre acima de 39ºC, quando o paciente está em algum grupo de risco ou não reage ao tratamento após alguns dias, pode ser recomendada a internação. Idosos e crianças pequenas, principalmente abaixo dos 2 anos, geralmente precisam ser tratados no hospital.
O tratamento da doença costuma durar pouco mais de uma semana, mas pode chegar a um mês em casos mais graves.


Perguntas interessantes