Platelmintos quais são os sintomas e transmissão. Biologia
Soluções para a tarefa
Entre as principais doenças causadas por platelmintos podemos citar a teníase (também conhecida como solitária); a esquistossomose; a cisticercose, a hidatidose e a fasciolose (também conhecida como fasciolíase). Essas doenças podem ser associadas a ao baixo nível de saneamento ambiental em determinado lugar.
Hidatidose
Doença que apresenta incidência mais elevada nos estados da região Sul do Brasil, está associada à criação de carneiros e ovelhas.
O agente etiológico é o platelminto Echinococcus granulosus, parasita da classe Cestoda.
A transmissão ocorre pela ingestão de ovos do parasita, nos quais se formam larvas que perfuram a parede do intestino e penetram na circulação. Pelos vasos sanguíneos, atingem diversos órgãos, onde podem se fixar — fígado, pulmões, cérebro, entre outros. Nesses órgãos, formam-se os cistos hidáticos, que podem atingir diâmetro superior a 10 cm.
O equinococo é um parasita heteroxênico. O verme adulto vive fixado na mucosa do intestino delgado de cães, que eliminam os ovos com as fezes. Ovelhas ou seres humanos, ao ingerir ovos, podem desenvolver o cisto hidático. Quando o cão se alimenta de vísceras de ovelhas, ingere cistos que contêm escóleces do parasita. No intestino do cão, os escóleces originam parasitas adultos.
A profilaxia envolve:
criação de ovinos e bovinos sem contato com os cães;
não alimentar os cães com vísceras de ovinos e bovinos;
tratar os cães parasitados;
cuidado ao lidar com os cães, pois os ovos do parasita ficam aderidos aos pelos.