Filosofia, perguntado por souzaisac67, 11 meses atrás

platao tenta resolver o problema filosofo sobre a essencia do ser entre dois filosofos. Quais sao eles ?




Soluções para a tarefa

Respondido por FlavinhodoPneu06
2

Resposta:

Heráclito e Parmênides.

Explicação:

Uma das maiores tretas da filosofia antiga é a ideia do movimento (ele existe ou é apenas aparência?)

Heráclito afirma que o ser está sempre em movimento, daí a ideia de que o homem nunca banha duas vezes no mesmo rio, pois nem o homem nem o rio  são o mesmo. De acordo com ele, o ser está em eterno Devir (Mudança).

Segundo a filosofia de Heráclito nós somos e não somos, pois, para ser aquilo que somos em determinado momento, devemos não-ser-mais aquilo que éramos no momento anterior, do mesmo modo que, para continuarmos a ser, devemos continuamente não-ser-mais aquilo que somos em cada momento. E isso, para Heráclito, vale para toda realidade sem exceção.

Parmênides, afirma que tudo aquilo que é real deve ser eterno e imutável e ter uma unidade (indivisível).

Segundo ele, o movimento não existe, tudo aquilo que muda é somente na aparência, a essência (coisa em si) permanece a mesma.

Em resumo, Heráclito defende a existência constante da mudança,  e Parmênides defende a estabilidade do ser.

Platão resolve essa questão unindo as duas ideias, aplicando-as em sua filosofia, no seu famoso dualismo.

  • O Mundo Inteligível (Mundo das Ideias): é a realidade das essências, ou o mundo da coisa em si, nesse mundo, nada muda, tudo permanece pois a essência das coisas (que define o que elas são) permanece a mesma.

*Nesse mundo temos a aplicação das ideias de Parmênides.

  • O mundo sensível: representa o nosso mundo, nessa realidade todas as coisas são apenas cópias imperfeitas do mundo inteligível podendo sofrer mudanças a qualquer momento.

Exemplo:

*Se vc quebrar uma cadeira, a ideia de cadeira permanece a mesma

--> cadeira continua sendo cadeira

--> o fato de vc quebrar a cadeira irá alterar apenas a aparência da cadeira, pois a essência da cadeira não está na cadeira, ela está no mundo das ideias.

Portanto, todas as mudanças do mundo sensível alteram apenas a aparência, e a essência permanece a mesma já que ela está no mundo das ideias.

*No mundo sensível temos a aplicação das ideias de Heráclito já que sempre ocorrem mudanças.

Essa é a junção que Platão faz, e a título de curiosidade, há uma maior valorização da teoria de Parmênides, já que Platão valoriza muito mais o mundo das ideias e defende uma busca constante por ele.

Bons Estudos!  

Perguntas interessantes