Platão propõe uma ética transcendente, dado que o fundamento de sua proposta ética não é a realidade empírica do mundo, nem mesmo as condutas humanas ou as relações humanas, mas sim o mundo inteligível. O filósofo centra suas indagações na Ideia perfeita, boa e justa que organiza a sociedade e dirige a conduta humana. As Ideias formam a realidade platônica e são os modelos segundo os quais os homens tem seus valores, leis, moral. Conforme o conhecimento das ideias, das essências, o homem obtém os princípios éticos que governam o mundo social. ■ ASSINALE A ALTERNATIVA QUE NÃO ESTÁ DE ACORDO COM O TEXTO, ou seja, que não corresponde à teoria ética platônica. *
A)A Ética Platônica era realista, empirista, é imanente, tendo suas bases na realidade empírica do mundo (valoriza as sensações, as percepções), no questionamento acerca das condutas humanas e na organização social.
B) Ao contemplar a ideia do Bem, o homem passa a sofrer as exigências do Ser, isto é, suas ações devem ser pautadas conforme a ideia contemplada. Logo, o homem que conhece a ideia do Bem é capaz de ser bom nesse Mundo Natural que habitamos.
C) O uso reto da razão é entendido como o meio de alcançar os valores verdadeiros que devem ser seguidos pelos homens.
D) A Reflexão filosófica crítica pelo método dialético, elimina as aparências e encontra as essências, a verdade no conhecimento das coisas.
E) Somente pelo conhecimento racional o homem pode elevar-se até as Ideias, até o Ser e conhecer a verdade das coisas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
todas estão corretas
Explicação:
fiz no classroom
Perguntas interessantes