História, perguntado por Nunes94, 1 ano atrás

“Platão”, por R.M.Hare (2015). Disponível em . Acesso em 06 mar. 2019.



Para Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.), expoente da filosofia da Grécia Antiga – e, em verdade, um dos fundadores da filosofia enquanto ciência e fictícia república de Callipolis.



O sentido de participação popular que deriva do termo democracia se explica já nas origens desta palavra, que, em grego antigo, unia demos (povo) e kratos (poder), constituindo, portanto, o poder do povo ou o governo do povo. Se bem verdade que esta noção de participação popular se mantém vinculada ao termo democracia desde a Grécia Antiga até a atualidade, existem outras concepções que foram gradativamente adicionadas ao conceito para que chegássemos ao que, hoje, se entende por democracia.



Leia o texto e responda as perguntas a seguir:

a) De acordo com Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.), como deveria se estabelecer o governo? Justifique sua resposta.

b) Como Platão argumenta sobre a opinião popular? Justifique sua resposta.

c) Como se mostra o argumento de Platão sobre a dinâmica democrática? Explique o que o filósofo afirmava sobre a diversidade de características individuais.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
61

A - Para Platão o governo deve se estabelecer de acordo com aquilo que impõe a razão, de modo que o governo será tão mais eficiente e garantirá mais a felicidade geral quanto mais forem sábios os que governam. Defendia, portanto, a "sofocracia", o governo dos sábios.

B - Platão afirma que a opinião popular -  a doxa - se baseia em observações superficiais e sem fundamento, sendo, em geral, falsa e fundamentalmente inferior à filosofia.

C - Para Platão a "dinâmica democrática" deve se dar dentro de grupos dos "tipos de alma" dos sujeitos, de modo que os sábios devem sempre governar, os corajosos devem sempre guerrear e os demais devem sempre obedecer.

Respondido por thiiagomoura
0

a) Platão introduziu sua teoria do governo ao discutir sua solução de como os seres humanos podem viver juntos em perfeita harmonia sem ter nenhum conflito ou desacordo real.

Qual é a teoria do governo de Platão?

  • Platão não era apenas um filósofo, mas também um estadista, e desenvolveu sua teoria do governo com base no que pensava sobre o Estado. Ele surgiu com a "República" em parte como uma solução para os problemas das cidades existentes;
  • Na “República” de Platão, Sócrates não é apenas um indivíduo, mas também o parceiro de diálogo da cidade e seu líder. Desta forma, Sócrates confere à cidade uma identidade, que lhe permite tornar-se auto-suficiente.

Entenda mais sobre a teoria de governo de Platão em: https://brainly.com.br/tarefa/22017108

b) Platão argumenta que a opinião popular não é apenas uma busca sem sentido, mas pode ter um efeito de mudança de vida na sociedade.

Quais outros pensamentos de Platão sobre a opinião popular?

  • Não devemos comprar a ideia de que a opinião popular está sempre certa;
  • Platão argumenta que devemos resistir à opinião popular e ele o faz afirmando que a sociedade é construída sobre opiniões que são criadas pelas massas e não por um indivíduo;
  • Ele também afirma que a verdade só pode ser encontrada quando nos livramos de nossas crenças e esvaziamos nossa mente de noções preconcebidas.

Entenda mais sobre os pensamentos de Platão em relação à opinião popular em: https://brainly.com.br/tarefa/21734890

c) O argumento de Platão na República é que a democracia é uma forma instável de governo.

Quais são as implicações do argumento de Platão sobre a democracia?

  • A democracia é um sistema imperfeito e falho. Não é perfeito porque torna as pessoas vulneráveis aos desejos da maioria, o que pode ser prejudicial à liberdade individual;
  • Platão argumenta que uma democracia deve ser baseada em uma mistura de aristocracia, oligarquia e democracia para equilibrar as coisas mais importantes necessárias para a sociedade - aqueles que governam e aqueles que são governados;
  • Sua ideia sugere que a democracia pode representar um estágio inicial das sociedades democráticas onde a liberdade é valorizada e concedida aos indivíduos apenas quando não ameaça a estabilidade da sociedade.

Aprenda mais sobre a concepção de Platão sobre a democracia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/21534215

Anexos:
Perguntas interessantes