Filosofia, perguntado por andreacarvalho32, 1 ano atrás

Platão orientou sobre a construção de um governo justo, para ele seria necessário um sentido maior na existência e considera que os poucos que se destacam na vida social pelo conhecimento devem ter preferência na condução da sociedade. O governo de um sábio é melhor que de um homem “comum”, os sábios garantiriam uma sociedade ideal, assegurando a ordem e a unidade na comunidade. Sobre a justificativa destes pensamentos de Platão, julgue as afirmativas abaixo: I- Platão considerava que a condução da vida pela racionalidade seria fundamental para o progresso humano. Para ele, aquele que vê além da aparência pode conduzir para o melhor caminho, tomar as melhores decisões. II- O governo do mais sábio pode tirar o melhor proveito da sociedade e manipular a ignorância. O enriquecimento do homem inteligente é justificado pela sua própria capacidade de manipular, em seu benefício, as forças sociais. III- As decisões sociais democráticas podem ser perturbadas pela ignorância da maioria. Por isso, o governante, com seu conhecimento, pode intervir para uma decisão correta e coerente diante de um problema que poucos enxergam a complexidade. IV- Platão tentou colocar em prática suas ideias indo a Siracusa influenciar os governos de Dionísio I e Dionísio II. Não teve êxito e acabou sendo preso. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, II e III apenas. Alternativa 2: II, III e IV apenas. Alternativa 3: I, II e IV apenas. Alternativa 4: I, III e IV apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

I é verdadeira, desde modo Platão acreditava não em uma democracia plena, mas sim em uma espécie de "sofocracia" em que todos seriam governados pelos mais sábios.

II é falsa. Para Platão o amor pela sabedoria e o amor pelas riquezas são manifestações de dois tipos diferentes de alma, de modo que o sábio não procura as riquezas e nem manipula os demais em nome delas.

III é verdadeira, não sendo o modelo platônico, portanto, verdadeiramente democrático.

IV é verdadeira, tendo sido preso por Dionísio e liberado por um outro governante posterior, Arquitas.

É correta a alternativa 4.

Perguntas interessantes