Platão, na sua obra Teeteto, nos esclarece sobre o método socrático de ensino e aprendizagem. Trata-se da maiêutica, ou seja, o parto das ideias. Nessa obra, Sócrates (personagem fictício no diálogo de Platão) encontra-se com o jovem Teeteto, com muita vontade de aprender. FARIA, J. S. Filosofia. Maringá: UniCesumar, 2017. Analise as afirmações a seguir: I. Para Platão, o papel do filósofo não é o de ensinar, mas, como uma parteira, trazer à luz as ideias adormecidas até então na mente dos educandos, ou seja, a teoria da reminiscência (rememoração). II. Para Platão, o aprendiz já possui o conhecimento (episteme), o papel do filósofo é trazer à luz tais conhecimentos esquecidos, a teoria da reminiscência. Visto que o indivíduo já nasce com o conhecimento. III. Para Platão, os sentidos só nos permitem conhecer as cópias imperfeitas daquilo que é perfeito no mundo das ideias, isto é, só podemos emitir opiniões (doxa), as quais são sempre contraditórias sobre o verdadeiro conhecimento ou a verdadeira realidade. IV. A teoria da transmigração das almas, num processo denominado de metempsicose, no qual alma pode transmigrar de forma humana, animal ou até vegetal não é defendida por Platão, mas por Sócrates. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: I e IV, apenas. Alternativa 3: II e III, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Bom dia !
I. Para Platão, o papel do filósofo não é o de ensinar, mas, como uma parteira, trazer à luz as ideias adormecidas até então na mente dos educandos, ou seja, a teoria da reminiscência (rememoração). Verdadeira, Platão acreditava no parto das ideias, na concepção de elementos que fizessem com que o indivíduo se tornasse mais crítico e conhecesse a verdade.
II. Para Platão, o aprendiz já possui o conhecimento (episteme), o papel do filósofo é trazer à luz tais conhecimentos esquecidos, a teoria da reminiscência. Visto que o indivíduo já nasce com o conhecimento. Falsa, para Platão, o conhecimento é adquirido, enquanto o indivíduo não tem conhecimento ele permanece na ignorância.
III. Para Platão, os sentidos só nos permitem conhecer as cópias imperfeitas daquilo que é perfeito no mundo das ideias, isto é, só podemos emitir opiniões (doxa), as quais são sempre contraditórias sobre o verdadeiro conhecimento ou a verdadeira realidade. Verdadeira, em sua obra " O mito da Carverna, Platão mostra que o indivíduo enxerga apenas como sombras a sociedade, e somente através do conhecimento é possível conhecer a verdade.".
IV. A teoria da transmigração das almas, num processo denominado de metempsicose, no qual alma pode transmigrar de forma humana, animal ou até vegetal não é defendida por Platão, mas por Sócrates. Falsa, a Teoria de Transmigração das Almas gira em torno da tese de que uma alma humana se transfere para outro corpo humano ao morrer.