Filosofia, perguntado por camilasantos2674, 11 meses atrás

Platão, na República, narra os diálogos socráticos visando demonstrar o conceito de justiça e a essência do conhecimento. Sócrates, por meio do Mito da Caverna (narrado no livro VII dessa obra), faz uma analogia da saída da escuridão à luz com a passagem do mundo sensível para o mundo inteligível (o que ele chama de Paidéia filosófica).? heeelllpppp :)

Soluções para a tarefa

Respondido por Magodegolem
128
Achei sua pergunta meio confusa, acho que deve ter errado em algo, porém tentarei ajudar. Para Sócrates existia o mundo das ideias e o mundo real, no caso da analogia, ele tenta demonstrar que a partir do momento em que você sai do mundo das ideias e vai para o mundo material consegue alcançar a liberdade/luz.

cleopatrah: correta - Os prisioneiros somos nós, a caverna é o mundo sensível onde vivemos, os grilhões são nossos preconceitos e o conhecimento, o ato de iluminação.
Respondido por Matheusieti
8

Platão afirma que sua reflexão filosófica percorria um caminho próprio, u seja, era baseada em uma teoria do conhecimento.

A Paideia pode ser entendida como o sistema de educação e formação utilizado na Grécia antiga.

Dentro de seus conceitos, podemos notar formas de conhecimento como a retórica, a música, a matemática, história natural, filosofia, geografia, entre outros.

Sua principal função era desenvolver o homem como um ser positivo, ou seja, aquele que busca o conhecimento, a razão e a coerência para viver em pleno equilíbrio com a sociedade ao seu redor.

Mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/11125706

Anexos:
Perguntas interessantes