Platão e Aristóteles foram dois grandes filósofos gregos, cujas concepções filosóficas influenciam o mundo ocidental até os dias de hoje. Analise a filosofia platônica destacando: a) Sua visão de sociedade, educação e da relação entre ambas. b) De que forma essa tendência pode influenciar o trabalho do professor em sala de aula
Soluções para a tarefa
Platão e Aristóteles foram grandes filósofos de fato. A análise platônica da sociedade é feita no livro República, famoso por defender uma sociedade de castas. Vamos lá:
A visão de sociedade platônica é o que chamamos hoje de "sociedade dividida em castas". Essas castas são grupos sociais que os indivíduos pertencem até o fim de sua vida. Ou seja, se você nasce em um grupo X, você será de X para sempre, independente da sua condição futura.
Para Platão, a sociedade dividir-se-ia em três classes: trabalhadores, guardiões e rei. Os trabalhadores são cidadãos comuns com vida privada; os guardiões são os que cuidam do território em geral e vão à guerra e o rei é um filósofo extremamente capacitado para lidar com os problemas sociais dentro da comunidade.
A educação deveria ser direcionada às pessoas desde quando elas são crianças e uma característica da educação para Platão é que ela é reveladora de castas. Nesse sentido, a educação revela se um indivíduo qualquer pertence à classe trabalhadora, guardiã ou até mesmo se ele é apto para ser o rei filósofo.
Por isso ela é tão importante para o mestre de Aristóteles. Essa concepção, apesar de ser antiquada pode ser tomada como verdadeira de modo implícito nos dias de hoje. O professor pode pensar que o aluno é um mau aluno não porquê tem dificuldades, mas porque foi destinado a ser um mau aluno em sua matéria. Mas ainda bem que mudamos nossos modelos pedagógicos, não é mesmo?
Abraços.