Platão, distingue três dimensões do processo de busca do conhecimento, cujo ensinamento está no Mito da Caverna, Quais são essas dimensões?
Soluções para a tarefa
Olá,
O mito da caverna de Platão, representa o pensamento filosófico idealista e sua metáfora dualista, sua forma simbólica, está presente no pensamento ocidental.
Aparece nos escritos "A República" e representa a forma que Platão concebia a relação entre o mundo real e o mundo das idéias. Numa história fictícia, um grupo humano nasceu e cresceu no fundo de uma caverna, acorrentados, sem poder se mexer e frente a enorme parede de pedra, sem a capacidade de entender a origem dessa prisão.
Atrás deles, com certa distância, uma fogueira ilumina pequeno espaço, e entre fogueira e os acorrentados, um pequeno muro. Entre fogueira e o muro, passam pessoas cujas sombras se sobressaem por cima da parede, assim é possível ver sombras de árvores, montanhas, e de pessoas passando.
Mas, se um corajoso homem escapasse e voltasse para contar o que havia do outro lado, após dedicar longo tempo e esforço para ver as coisas como elas são , e contar sobre a enganosa situação em que viviam, ficaria cego pela falta de luz e seus companheiros, os acorrentados, o receberiam com escárnio e desprezo. Não acreditariam.
Para Platão, a investigação de um acontecimento, de um fato, de um fenômeno, depende imprescindivelmente de três momentos: conhecimento, linguagem e realidade. O mito da caverna demonstra a complexidade das relações entre as formas de linguagem: a dialética (ser e não ser), quando a possibilidade de um discurso falso é sempre possível; do conhecimento, que é a opinião verdadeira e justificada e que possui critérios de identificação do objeto conhecido; da apreensão da realidade, isto é, da conclusão através do raciocínio, que une dois mundos totalmente separados e complementares: o mundo das idéias e o mundo sensível.