Platão, discípulo de Sócrates, assim como seu mestre, se diferenciou dos sofistas por não aceitar a validade das opiniões e percepções sensoriais, vistas como fonte de erro, mentira e falsidade. Partindo dessas críticas, Platão desenvolve de maneira Alegórica ou Simbólica o Mito da Caverna, no qual, estabelece uma distinção decisiva para toda a história da filosofia e das ciências, a saber, a diferença entre o sensível e o inteligível. De acordo com a Alegoria/Mito da Caverna de Platão, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: A entrada de pessoas para o interior da caverna significa a aceitação da realidade. Alternativa 2: O mundo externo é apenas uma cópia e representa o idealismo platônico. Alternativa 3: A fuga do preso do interior da caverna significa a negação da realidade. Alternativa 4: As sombras são cópias que representam o mundo sensível, real. Alternativa 5: A verdade está representada pelo lado de fora da caverna.
jampaleonardo01:
alternativa 5.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
A verdade está representada pelo lado de fora da caverna.
Explicação:
Sair da caverna simboliza a busca do conhecimento verdadeiro.
Respondido por
0
Um dos principais objetivos do Mito da Caverna, apresentado por Platão, está associado à ideia de que a caverna, de fato, representa a verdade, uma vez que os indivíduos teriam sido capazes de ver a luz (Alternativa 5).
Sócrates e o Mito da Caverna
Uma das obras mais conhecidas de Platão, foi representada pelo Mito da Caverna. A ideia do filósofo era promover o entendimento às pessoas, em relação à verdade que se encontrava fora da caverna.
Ao mesmo tempo, também propõe a reflexão para que as pessoas busquem as verdades, enfrentando seus medos, como a própria caverna.
Mais sobre mito da caverna: brainly.com.br/tarefa/8566353
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás