Filosofia, perguntado por estergrocha, 8 meses atrás

Platão defendia que a medicina era aplicada a corpos doentes e, portanto, não deveria ter lugar na República. Ou seja, mediante a educação dos filósofos, a pólis seria uma sociedade saudável. Nesse contexto, a música e a ginástica simbolizavam, na formação do cidadão grego, o equilíbrio: enquanto a música garantia a educação harmoniosa, a ginástica garantia a força. Ambas formavam a unidade educacional perfeita para o guardião da pólis, que deveria amar o conhecido e rejeitar o desconhecido.

Desse modo, o filósofo representa, na pólis, quem deveria orientar a educação inclusive do guardião/soldado. Entretanto, sendo o filósofo o sábio e, por isso, voltado mais à intelectualidade ou às aspirações do mundo das ideias, seria necessário que houvesse um método para a aplicabilidade da educação harmoniosa.

Você é, agora, o professor de educação física. Seu desafio consiste em unir a noção de virtude, enquanto mediada pelos esportes, à força e à harmonia.

Nesse sentido, indique um esporte que aborde a tríplice essencial: virtude, força e harmonia na formação do aluno de educação física.

Apresente, então, um plano de aula que compreenda uma metodologia em que os alunos identifiquem, na aula de educação física, essas três compreensões. Fique atento: deve ser uma atividade esportiva em equipe.

Soluções para a tarefa

Respondido por elisreginaalves53
2

Resposta:

O ensino da educação física consiste, antes de tudo, em ensinar a superação, ou seja, romper com o comodismo e, dessa maneira, buscar virtudes como a paciência, a determinação, a coragem e a força. Nesse contexto, a filosofia se coloca como essencial, até porque exercitar-se implica em uma postura perante o mudo que não deve ser vazia de sentido. A prática de exercícios, nesse contexto, está associada à formação mais apropriada de um grupo ou sociedade que deve ter como finalidade a busca por excelência em seus cidadãos.

O esporte escolhido é o vôlei, pois tal jogo aborda a alteridade (as diferenças) entre os alunos. Portanto, tendo como objetivo essa competição, os alunos desenvolvem o sentimento de grupo, a preocupação com os demais, a força por estarem se exercitando e a harmonia em grupo. Nesse contexto, as virtudes da coragem, da empatia e do equilíbrio são trabalhadas.

Explicação:

Anexos:
Perguntas interessantes