Platão compara as sombras que aparece projetados nas paredes da caverna com que?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em sua famosa Alegoria da Caverna no livro A República, Platão compara as sombras projetadas na parede da caverna dos prisioneiros com o mundo sensível.
Explicação:
Para Platão, a realidade que vivemos é apenas fragmento da verdade. Platão compreendia que o verdadeiro conhecimento e a real identidade das coisas estava no que chamou de mundo inteligível ou mundo das ideias. Em sua Teoria da Reminiscência, Platão descreve como em um dado momento o homem contemplava toda a realidade em sua real forma, mas perdeu esse conhecimento ao migrar para o mundo sensível, que é o mundo terreno.
Nesse sentido, ao comparar as sombras com com o mundo sensível, Platão pretendia dizer, assim como na teoria supracitada, que as formas que vemos são, na verdade, uma distorção da realidade perfeita das coisas as quais existem apenas em uma outra realidade, a qual seria a realidade inteligível.
Essa percepção de mundo de Platão fora adotada, a posteriori, pelo Cristianismo, na tentativa de explicar a dicotomia entre mundo terreno e mundo divino.