Filosofia, perguntado por lukhasg14pub, 9 meses atrás

Platão: A massa popular é assimilável por natureza a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiar-lhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor. Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem o seu caráter insuficiente. CHATELET, F. História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 17 Os argumentos de Platão, filósofo grego da antiguidade, evidenciam uma forte crítica à:
a) oligarquia.
b) república.
c) democracia.
d) monarquia.
e) plutocracia.

Soluções para a tarefa

Respondido por BRAINLYENIGMA
3

a alternativa correta>> c)democracia

-------------------------------------------------

Platão realizou duras críticas ao regime democrático em Atenas. Defendia que a democracia é uma forma degenerada de poder

espero ter te ajudado bons estudos

Anexos:
Respondido por larissamagrani
1

A crítica de Platão diz respeito à democracia (C).

Para Platão, a democracia é um regime nocivo, pois pessoas despreparadas podem opinar sobre o destino da pólis.

Assim, como democracia significa "governo de todos", Platão julgava que nem todos podem contribuir para a política por se tratar de um assunto que demanda entendimento e anos de estudo.

Para ele, só quem poderia conhecer os assuntos públicos seria o filósofo sábio, que estudou e possui a alma inclinada para a faculdade racional. Platão concebia que após os 50 anos de idade, o homem poderia ocupar o lugar de destaque na política.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/11284649

Anexos:
Perguntas interessantes