Filosofia, perguntado por morenah08, 9 meses atrás

Platão (427 – 348 a.C.) já não tem essa preocupação prática de encontrar objetos belos. Ele não se pergunta o que é belo, mas o que é ‘O Belo’. Ele não está preocupado com a beleza que se encontra nas coisas, mas numa beleza ideal. Isso quer dizer que os objetos só são belos na medida em que participam do ideal de beleza, que é perfeito, imutável, atemporal e suprassensível, isto é, está além da dimensão material. Platão afirma que a beleza que percebemos no mundo material participa de um Belo ideal: ‘Quando se der a ocorrência de belos traços da alma que correspondam e se harmonizem com um exterior impecável, por participarem do mesmo modelo fundamental, não constituirá isso o mais belo espetáculo para quem tiver olhos de ver?’ (PLATÃO, 1997, p. 22) A característica fundamental nessa determinação do belo é a proporção do quanto um objeto consegue imitar o ideal de beleza; então pode-se caracterizá-lo como belo. A contemplação dessa beleza ideal também deve elevar a alma deixando o cidadão livre de suas paixões e dos prazeres do mundo material, afinal ‘... o mais belo é também o mais amável... (Ibidem)’.”
Kaminski, Luciano Ezequiel. Pensar a Beleza. in: Filosofia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. p. 271.

De acordo com o texto, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Platão defende a existência do “belo em si”, de um ideal a ser seguido.
( ) Os objetos só são belos quando correspondem a um ideal de beleza.
( ) A beleza ideal é resultado da beleza existente no mundo material.
( ) O mais belo espetáculo resulta da beleza da alma, somada à beleza exterior.
( ) O indivíduo, ao contemplar a beleza, torna-se escravo das paixões​

Soluções para a tarefa

Respondido por Joa0Pedro
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Resposta:

(V) Platão defende a existência do “belo em si”, de um ideal a ser seguido.

"Ele não está preocupado com a beleza que se encontra nas coisas, mas numa beleza ideal."

(V) Os objetos só são belos quando correspondem a um ideal de beleza.

"[...] os objetos só são belos na medida em que participam do ideal de beleza [...]"

(F) A beleza ideal é resultado da beleza existente no mundo material.

"[...] os objetos só são belos na medida em que participam do ideal de beleza, que é perfeito, imutável, atemporal e suprassensível, isto é, está além da dimensão material."

(V) O mais belo espetáculo resulta da beleza da alma, somada à beleza exterior.

"Quando se der a ocorrência de belos traços da alma que correspondam e se harmonizem com um exterior impecável, por participarem do mesmo modelo fundamental [...]"

(F) O indivíduo, ao contemplar a beleza, torna-se escravo das paixões​

"A contemplação dessa beleza ideal também deve elevar a alma deixando o cidadão livre de suas paixões e dos prazeres do mundo material [...]"

Respondido por batistalost18
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Resposta:

(V) Platão defende a existência do “belo em si”, de um ideal a ser seguido.

"Ele não está preocupado com a beleza que se encontra nas coisas, mas numa beleza ideal."

(V) Os objetos só são belos quando correspondem a um ideal de beleza.

"[...] os objetos só são belos na medida em que participam do ideal de beleza [...]"

(F) A beleza ideal é resultado da beleza existente no mundo material.

"[...] os objetos só são belos na medida em que participam do ideal de beleza, que é perfeito, imutável, atemporal e suprassensível, isto é, está além da dimensão material."

(V) O mais belo espetáculo resulta da beleza da alma, somada à beleza exterior.

"Quando se der a ocorrência de belos traços da alma que correspondam e se harmonizem com um exterior impecável, por participarem do mesmo modelo fundamental [...]"

(F) O indivíduo, ao contemplar a beleza, torna-se escravo das paixões​

"A contemplação dessa beleza ideal também deve elevar a alma deixando o cidadão livre de suas paixões e dos prazeres do mundo material [...]"

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