Biologia, perguntado por iiisabelacarvalho12, 9 meses atrás

plantas, como todos os organismos, tiveram
ancestrais aquáticos. A história evolutiva das plantas
está intimamente ligada à progressiva ocupação do
ambiente de terra firme e à crescente independência
do meio aquático para a reprodução."
a) Compare as samambaias e os pinheiros quanto à
dependência do meio aquático para a reprodução.
b) Discorra sucintamente sobre uma aquisição
evolutiva, não ligada diretamente ao processo
reprodutivo, que permitiu as plantas atingir grande
tamanho e contribuiu decisivamente para seu sucesso
na ocupação do ambiente de terra firme.
Gente, me ajudem por favor, é urgente, preciso entregar essa lista e preciso da justificativa da resposta!​

Soluções para a tarefa

Respondido por andressacruciol
91

Resposta: A) Em relação às samambaias, em seu processo reprodutivo, possuem anterozóides flagelados, necessitando de um meio aquoso para se locomover até a oosfera no gametófito feminino e, enfim, ocorrer a fecundação. No caso dos pinheiros, por outro lado, a evolução reprodutiva que possibilitou sua independência do meio aquoso foi a presença de esporos, os quais possuem invaginações que permitem sua dispersão pelo vento, auxiliando seu processo evolutivo.

B) Em seu processo evolutivo, as plantas adquiriram independência em relação a água em razão da especificação dos tecidos vegetais, em especial devido aos vasos condutores de seiva, que permitem um maior crescimento primário (em altura) e secundário (largura)

Explicação:

Respondido por EllenLib
7

a)

As samambaias, necessitam de água para que a reprodução ocorra. Os gametas masculinos (anterozóides) são flagelados e quando eliminados para o ambiente necessitam da água para chegar a oosfera (gameta feminino), e assim ocorrer o processo de fecundação.

Já os pinheiros têm sua reprodução facilitado pela presença e crescimento do tubo polínico. Os gametas são chamados estróbilos, os estróbilos masculinos  produzem os grãos de pólen e tem sua dispersão facilitada pelo vento, através de animais, etc. E a fecundação ocorre com a chegada ao estróbilo feminino.  Logo, os pinheiros não necessitam do meio aquático para a reprodução assexuada.

 

b)

Uma importante aquisição evolutiva não ligada diretamente ao processo reprodutivo é a presença de vasos condutores para o transporte de nutrientes (seiva bruta e seiva elaborada), possibilitando que as plantas chegassem a grandes tamanhos, e contribui decisivamente para a ocupação do ambiente terrestre.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/44524841

Anexos:
Perguntas interessantes